Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

Despertar a população para tratamentos preventivos de doenças renais, esse é um dos focos da campanha ‘Previna-se, rins em defesa da vida’, que ocorre durante esta quinta-feira (08/03), na Praça Brasil e oferece exames onde as pessoas podem saber sobre a saúde dos rins.

A administradora do Centro de Nefrologia de Rondonópolis, Delian Alencar, explicou a falta de exames preventivos, por parte da população, faz com que as pessoas descubram o problema quando a doença está em estado avançado e precisa de tratamentos como a hemodiálise. Hoje o Centro de Nefrologia atende 215 pacientes.

“As pessoas minimizam o problema, quando tem alguma cólica tomam apenas um remédio para aliviar o problema e quando se dão conta a doença está em um ponto critico”, disse Delian.

Leia também:  Após denuncia, Polícia Ambiental confirma desmatamento ilegal em fazenda no MT

A administradora relatou que esta é a 1ª Campanha realizada em Rondonópolis e espera que a população possa despertar para os cuidados, antes que se torne uma doença crônica. As pessoas que participam da campanha realizam exames para observar como esta o funcionamento dos órgãos.

Magda de Matos, coordenadora do curso de enfermagem da UFMT, que ajuda na campanha, disse que é uma iniciativa muito positiva, pois as pessoas tem uma oportunidade de fazer um exame preventivo e evitar problemas futuros.

A campanha é idealizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e desenvolve ações em várias cidades do país, com intuito de conscientizar a população para a realização dos exames preventivos das doenças renais.

Leia também:  Projeto para a biblioteca Manoel Severino fomenta debates sobre assuntos da atualidade

Função dos rins e sintomas da doença

Os rins desempenham tem a função de regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar toxinas, controlar a quantidade de sal e água, produzir hormônios e evitam anemias e doenças ósseas e eliminas os excessos de remédios absorvidos.

As pessoas que apresentam pressão alta, inchaço pelo corpo, sangue na urina, cólica renal em razão de pedras, indício de infecção urinaria  palidez cutânea e fraqueza devem procurar um especialista para verificar a possibilidade da existência da doença.

SBN

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, a SBN lançou o projeto ILUMINAR, com o objetivo de chamar atenção das pessoas e dos governos sobre a Doença Renal Crônica, vários pontos turísticos serão iluminados, em diversas regiões do país, com as cores da campanha: Azul (sangue venoso), Vermelho (sangue arterial) e Amarelo (urina).

Leia também:  Samu e militares vão fazer simulação realística de uma explosão no Shopping

Video da SBN sobre a campanha

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aAJdTaPkRrM&feature=youtu.be[/youtube]

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.