Foto: Hermes Bezerra / Agencia RBS

Na vida de uma mulher, há ciclos que se repetem todos os meses (caso da famosa TPM), outros que podem aparecer algumas vezes (a gravidez, por exemplo) e aqueles que chegam para ficar (como a menopausa).
De acordo com a nutricionista Julia Melnick, alguns alimentos ajudam a promover o bem-estar das mulheres em cada um desses ciclos. Na lista abaixo, a especialista relaciona alguns desses alimentos.
:: Leites, iogurtes e queijos — são fontes de cálcio, mineral que auxilia na TPM, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a sensibilidade do seios. Também atua na prevenção de osteoporose. É importante na gestação, por sua influência no crescimento de ossos e dentes do bebê.
:: Figo, milho, mamão, pão integral e verduras — ricos em fibras, ajudam na redução de glicose, colesterol e triglicerídeos, além de auxiliar no funcionamento do intestino, que pode ficar prejudicado tanto na gestação quanto nos períodos menstruais.
:: Amendoim, aveia, batata e banana — ricos em vitamina B6, ajudam na produção de serotonina, controlando o humor e a vontade de comer doces.
:: Castanhas, atum, salmão, semente de gergelim e linhaça — ricos em ômega 3, podem ajudar a diminuir as cólicas, além de aumentar o colesterol bom, protegendo o coração. Ajuda a combater sintomas da menopausa, como os “calorões”.
:: Água, melancia, bergamota e chá verde — são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos, celulites e inchaços.

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