Os 24 delegados de Rondonópolis que participarão da etapa estadual da 1ª Conferência de Transparência e Controle Social – Consocial, em Cuiabá, nesta terça-feira (20/03). O evento é idealizado pela Controladoria Geral da União – CGU.

O representante o delegado Jaime Otaviano Tenório, disse que serão dois dias muito importantes, pois são os passos iniciais par buscar um transparência maior dos gestores públicos na aplicação dos recursos.

“É algo novo e necessário para o Brasil, até hoje não tínhamos uma fiscalização efetiva de como era aplicado o recurso público e por meio dessa conferência os governantes serão forçados a serem mais transparentes. Há casos no país em que um gestor compra um produto por R$ 20 em uma licitação, quando no mercado o mesmo produto é avaliado em R$ 6, por exemplo, com essa ferramenta será mais fácil ter esse controle dos gestores”, expôs o delegado.

Leia também:  Grande Susto | Mulher capota veículo na Vila Goulart em Rondonópolis

O objetivo da Conferência é agregar ideias que subsidiarão a elaboração do Plano Nacional Sobre Transparência e Controle Social e nortearão futuras legislações no Congresso. Orientar os trabalhos das instituições públicas, tendo como base o interesse e a necessidade da sociedade civil, é o parâmetro que guia os debates da Consocial em nível nacional.

As etapas regionais aconteceram em 42 municípios, que caracterizam 70% do estado. Ao todo, foram 600 propostas sugeridas, trabalhando os quatro Eixos Temáticos da Consocial. Destas, 20 seguem para a Etapa Nacional entre 18 e 20 de maio em Brasília.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.