Fiéis realizaram procissão e cantaram cânticos pelas ruas de Rondonópolis Foto: RONALDO TEIXEIRA/AGORA MT

Os fiéis da Igreja Católica participaram da 21ª Romaria dos Mártires na tarde deste domingo (25/03) em Rondonópolis. De acordo com o bispo Dom Juventino Kestering a expectativa era que cerca de sete mil pessoas andassem em procissão pelas ruas da cidade. “A Romaria possui três significados, o primeiro é que é um encontro de toda a diocese em torno do martírio. O segundo significado é celebrar o testemunho da Igreja pelo povo que caminha e o terceiro significado é a expressão pública da fé”, explica.

De acordo com Dom Juventino, a esperança era que o evento trouxesse aos fiéis o sentimento de uma fé alimentada e que ao final da Romaria todas as pessoas sentissem alegria. O bispo diz que o evento é realizado desde 1991.

Leia também:  Coder recebe o 1º grupo de recuperandas do presídio feminino em projeto social

Para a agente prisional Maria José Ursulina, que participou da Romaria pela primeira vez, o que motivou ela a caminhar na procissão foi a fé que tem em Deus. “Eu acho que o evento é um momento de encontro com o nosso Senhor”, revela.

A Romaria celebrou o martírio de todas as pessoas que deram as suas vidas em nome do Senhor. Jesus Cristo é considerado o principal mártir, pois ele morreu para salvar a humanidade.

A vendedora Jandira Oliveira que participou da Romaria junto com sua filha e seus dois netos diz que começou desde cedo a participar de procissões quando morava na Região Nordeste do Brasil. “Eu participo da Romaria pelo amor que tenho por Deus e de forma de agradecimento pelas coisas que consegui na minha vida”, destaca. Jandira comenta que é devota de Nossa Senhora Aparecida e diz que foi atropelada, mas não sofreu nenhuma lesão e sobreviveu, já foi esfaqueada, mas não ficou com ferimentos graves e conseguiu superar uma depressão.

Leia também:  Prefeito se reúne com ministro das Cidades, Bruno Araújo e vice-governador Carlos Fávaro

A Romaria dos Mártires teve como ponto de partida a Praça da Saudade e se encerrou com missa na Antiga Rodoviária.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.