Vice-presidente do PC do B de Rondonópolis fazendo um relato da história do partido. Foto da assessoria

A noite desta sexta-feira (16/03) foi marcada por lembranças do passado e comemorações pelos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PC do B), a serem completados no próximo dia 25. A celebração aconteceu na Câmara Municipal de Rondonópolis, numa sessão solene em alusão a data, proposta pelo presidente da Casa, Ananias Filho (PR), juntamente com o vereador Mohamed Zaher (PSD).

“Esta solenidade é uma forma de mostrar o nosso respeito pela história do PC do B, um partido que faz parte da luta pela liberdade de expressão e comunicação. O PC do B é um partido que nunca se furtou em travar lutas pela melhoria da qualidade de vida da população e, é por isso, que merece toda a nossa homenagem”, expôs o presidente da Câmara.

O vereador Mohamed destacou a luta do partido em favor dos mais fracos e pela construção de uma nação melhor e mais igualitária. “Não podemos identificar os integrantes deste partido somente como filiados, mas sim companheiros que lutam há um século pelos mesmos ideais, combatendo a desigualdade social”.

Leia também:  Rezende propõe Batalhão de Policiamento Militar Escolar

O evento foi promovido em parceria com a Executiva Municipal do partido, comandada pelo presidente do diretório local, Sérgio Negri. “Nós somos gratos pela gentileza dos vereadores Ananias e Mohamed que proporam essa solenidade e aos demais vereadores por terem aprovado a idéia”, agradeceu Negri. Presente na sessão, o presidente estadual do PC do B, Aislan Galvão, externou que a realização de uma sessão solene por parte da Câmara Municipal possibilitou ao partido falar com a sociedade, fortalecendo o objetivo da sigla: a luta por um país mais justo e democrático. “Essa abertura permite que possamos mostrar a todos quais são os nossos ideais. Além disso, temos a oportunidade de desmascarar tudo aquilo que nos ronda sobre sermos inimigos da polícia e do exército, dentre outros mitos. Isso não existe, apenas brigamos contra o capitalismo e contra tudo aquilo que a massa capitalista quer impor a sociedade”.

Durante a cerimônia, o presidente estadual do PC do B leu um manifesto aos trabalhadores e todo o povo brasileiro, lançado nesta semana em todo o país, pela comissão nacional do partido, em celebração aos 90 anos. “O Partido Comunista do Brasil é a organização política de vida mais longa de toda a história do país, ligada aos anseios dos trabalhadores pelo ideal socialista. Sua visão projeta o Brasil como uma grande nação, amante da paz e da solidariedade entre os povos, avessa à guerra e às imposições imperialistas”, falou Aislan ao citar um dos trechos do manifesto.

Leia também:  Rondonópolis e outros 10 municípios terão novas viaturas para reforçar a segurança

O presidente do diretório municipal comunista ressaltou a história do partido e observou que não há como contar a história do Brasil sem falar do PC do B. “O Partido Comunista do Brasil participou da edificação de um país democrático, soberano e progressista e permanece brigando contra as injustiças sociais e contra os regimes reacionários das classes dominantes e favor da causa dos trabalhadores”.

O prefeito José Carlos do Pátio (PMDB) agradeceu o partido pela sua contribuição à história do país e seu empenho na luta contra a pobreza. “O partido comunista teve papel decisivo em nosso programa de governo. Sou eternamente grato pela contribuição dada por eles a minha gestão”, reconheceu o chefe do Executivo Municipal.

Logo após a fala das autoridades, o ator performático Célio Carnaúba declamou a poesia Ao meu Partido, do escritor Pablo Neruda. Em seguida, um dos militantes mais antigos da sigla no município, o professor Olírio Souza, atual vice-presidente do PC do B de Rondonópolis, fez um relato da história do partido, destacando sua ligação com a classe operária e objetivos socialistas.

Leia também:  Sanear interdita passagem de ponte para substituir coletor de esgoto

Ainda como parte das homenagens ao partido comunista, os cantores Paulo César e Ricardo interpretaram a canção A Bandeira do Meu Partido, do compositor Jorge Maltiner. Além disso, foi entregue à executiva municipal da sigla uma moção de aplauso em homenagem aos 90 anos do PC do B no Brasil.

Também estavam presente na sessão o deputado estadual Percival Muniz (PPS), a vice-prefeita Marília Salles (PSDB), os vereadores Milton Mutum (PSD), Pastor Valdemar Santana (PP), Reginaldo Santos (PPS), o ex-prefeito e ex-governador Rogério Salles, o presidente da União da Juventude Socialista, Cleiton Conceição Teixeira, e o Major Sandro Barbosa da Silva, representando o 5º Batalhão da Polícia Militar, além de diversas lideranças políticas, líderes de bairro e professores universitários.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.