“O Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Uma Construção Coletiva”. Esse é o tema da Cartilha Nacional que será lançada na próxima quinta-feira (08.03), em Cuiabá, durante evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher que ocorrerá no salão nobre ‘Clóvis Vetoratto’, no Palácio Paiguás. A Cartilha é uma produção conjunta dos integrantes da Comissão Permanente de Promotores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Copevid).

De acordo com a presidente da Copevid, promotora de Justiça em Mato Grosso, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, a cartilha traz informações para quem busca o auxílio do Estado diante das agressões sofridas, além de ser uma importante ferramenta para aqueles que atuam na persecução penal contra os autores desse tipo de violência. O material contou com a contribuição de 23 membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União para o entendimento da Lei n º 11.340/2006, conhecida como ‘Maria da Penha’.

Leia também:  Músico morre com tiro na cabeça ao tentar proteger namorada de assalto no RJ

Além do lançamento da cartilha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, durante o evento também haverá a apresentação de um documentário sobre o projeto ‘Lá em Casa quem manda é o respeito”, desenvolvido no Centro de Ressocialização de Cuiabá, o antigo Carumbé, desde março do ano passado.

O referido projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o Governo do Estado e visa combater a reincidência dos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio de ações destinadas aos reeducandos provisórios e definitivos que respondem pela prática de crimes de violência doméstica contra a mulher. Três vezes por semana, eles participam de ‘rodas de conversa’ com psicóloga e assistente social sobre temas relacionados à violência doméstica. Uma vez por mês, as promotoras de Justiça que atuam no combate à Violência Doméstica em Cuiabá também vão ao presídio proferir palestras aos agressores.

Leia também:  Embaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.