Mariana diz que para se evitar a Salmonella deve-se conzinhar bem os alimentos Foto: JEYSON NASCIMENTO/AGORA MT

A Salmonella Enteritidis é uma bactéria que se encontra principalmente em alimentos crus, como ovo e a carne. De acordo com a nutricionista Mariana Gonçalves Gomes, a pessoa pode adquirir a bactéria se não cozinhar bem esses alimentos. “Quando os alimentos são cozidos as bactérias morrem por estar a uma temperatura acima de 70 graus”, explica.

A nutricionista comenta que outra forma da bactéria entrar no organismo de uma pessoa é pela contaminação cruzada, que acontece quando se usa uma faca em uma comida preparada e o mesmo talher é utilizado em uma refeição crua, por exemplo. Mariana também alerta para que não se coloque o ovo na porta da geladeira, pois ao se abrir e fechar a mudança de temperatura pode influenciar no alimento.

Leia também:  Dia de Finados | Rondonopolitanos lotam cemitérios para prestar homenagens

Uma dica que a nutricionista passa é que logo depois de se cozinhar alguma coisa o bom seria manter a comida dentro da geladeira, pois isso impede a proliferação de bactérias. Mas é recomendado que se aqueça o alimento antes do consumo se caso ele for retirado do refrigerador.

Mariana Gomes diz que a Salmonella pode provocar a Gastrenterites, mal que faz parte das Doenças Transmissíveis por Alimentos (DTASE’S). “Ela é uma virose onde a pessoa pode apresentar diarreias e vômitos que causam desidratação, nesses casos o ideal é que não se tome remédios para cessar esses sintomas e procurar por um especialista”, conclui.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.