Sir Carvalho fundador do Observatório Social. Foto Ronaldo Teixeira/AGORA MT

Empresários e estudantes lotaram o auditório do Centro e Eventos Ypê, na noite desta quarta-feira (21/03), na reunião que marcou a retomada das atividades do Observatório Social de Rondonópolis, que contou com a palestra do fundador do órgão fiscalizador, Sir Carvalho.

O palestrante afirmou que o evento é um momento importante e a proposta da reunião é desperta nas pessoas a necessidade de acompanhar a gestão pública. “A prefeitura é a empresa da população e os donos da empresa tem a obrigação de saber como anda o empreendimento para garantir o bom funcionamento do estabelecimento”, frisou Sir.

De acordo com o palestrante, observar a aplicação do recurso público é fundamental para que a verba economizada possa ser aplicada em outros seguimentos e oferecer melhor qualidade de vida à população. “Foi comprovado que por meio do acompanhamento da gestão pública é possível economizar, em média, 38% dos gastos público”, afirmou Carvalho.

Leia também:  Com emenda de Rezende, Unemat aprecia Direito para Rondonópolis

A diretora do Observatório Social de Rondonópolis, Nezir Ribeiro de Freitas, afirmou que a unidade passou por um período em stand by, mas em resposta ao Comitê Pró Rodovias que procurava meios de apurar as construção das obras nas rodovias retomou as atividades. “O Comitê procurava formas de apurar as realidades de como estão sendo aplicados os recursos na construção e se estão preenchendo os requisitos da licitação, neste ponto o Observatório dispõe de ferramentas para fiscalizar se há vícios e irregularidades nas licitações. Com esse auxilio vamos retomar as demais atividades do órgão”, afirmou Nezir.

De acordo com Nezir, o objetivo do órgão é acompanhar de forma técnica as formas que são aplicadas as verbas, para evitar que seja desperdiçado ou aplicado o dinheiro público de forma indevida. Além fazer o papel de cidadão o Observatório promove palestras de educação fiscal.

Leia também:  Prefeitura lança obra de recuperação do asfalto na área central de Rondonópolis

Nezir disse que ficou contente com a grande participação da sociedade na reunião, pois demonstra que o Observatório vem ao encontro do anseio da população. “Estou surpresa com a resposta das pessoas. Superou minhas expectativas, acredito que estamos no caminho certo em acompanhar como estão sendo aplicados os recursos públicos”, concluiu.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.