“Realidade e demandas da pesquisa em solos para Mato Grosso” foi o tema da apresentação feita por Leandro Zancanaro, do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, durante o Workshop Sustentabilidade Agropecuária em Mato Grosso realizado na semana passada em Sinop (situada na região norte do estado, distante 500 km de Cuiabá).

De acordo com o pesquisador, o assunto solo, “sobre o qual a humanidade obtém a maior parte da produção de alimentos”, merece discussões e reflexões constantes. Na palestra, Zancanaro expos a experiência do PMA na área de pesquisa aplicada em manejo do solo e dos trabalhos realizados junto aos produtores de Mato Grosso.

Leia também:  Prefeito decreta luto oficial pela morte do pioneiro Leonese de Pinho Carvalho

Uma das demandas apresentadas por ele foi a necessidade de melhor caracterização dos ambientes de produção. “Isso é fundamental para a compreensão dos potenciais e posterior definição dos manejos específicos para cada ambiente”.
Zancanaro destacou também a necessidade de ter mais projetos de pesquisas que foquem a qualidade física e biológica dos solos de Mato Grosso, além da recuperação das áreas já abertas, mas com solos em avançado estado de degradação.

A equipe do PMA também interagiu com os participantes do evento, respondendo perguntas, debatendo sobre os temas nas áreas de solo, ambiente, fertilidade e manejo, dando ideias e contribuindo na formulação da proposta de pesquisa elaborado ao final do workshop.

Leia também:  Bombeiros registram quase 400 casos de incêndios em Rondonópolis

O evento foi promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril e contou com a participação de pesquisadores de outros centros da instituição, da Fundação MT, de professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Lavras e também de profissionais liberais do Estado de Mato Grosso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.