Dica é deixar uma garrafinha sempre por perto. Foto: Sanja Gjenero / Stock.xchng

Beba pelo menos dois litros de água por dia. A recomendação é repetida o tempo todo por médicos, educadores físicos, nutricionistas e outros experts da área da saúde. Ocorre que ela tem uma função fundamental para o bom funcionamento do organismo.

— É a água quem transporta oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células — explica a nutricionista Anália Barhouch.

Também é a água quem leva as toxinas das células para os rins, ou seja, ela desintoxica o organismo. Sentidos como visão e audição também precisam de hidratação.

— Outra função muito importante da água é a regulação da temperatura do corpo, já que ela é um dos componentes do suor — destaca Anália.

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Para quem não gosta de beber água in natura, a especialista recomenda chás de ervas como hortelã e cidreira, sem açúcar. Os chás devem ser descafeinados para não estimular a função cardiovascular — evitar chá preto e chimarrão em excesso é a pedida. Sucos podem servir para a hidratação, mas é preciso ter cuidado com as calorias.

Um bom indicador, de acordo com Anália, é a cor da urina: quanto mais escura e concentrada ela estiver, de mais água o corpo precisa.

— A falta de água no organismo resulta também em pele e cabelos ressecados, intestino preso e outros desconfortos — alerta.

A dica da nutricionista é deixar uma garrafinha na mesa de trabalho, dentro da bolsa ou no carro, para lembrar de beber água.

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