Uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde

O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (05/02) a Semana Saúde na Escola que visa combater a obesidade, o trabalho será realizado nas escolas ao longo do ano letivo de 2012 e conta com o apoio do Ministério da Saúde.

A gerente do departamento, Mariúva Valentim Chaves, disse que de acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a POF, os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

Leia também:  Das 133 vítimas do naufrágio em Salvador 89 foram resgatadas com vida

Mariúva disse que a campanha envolverá não somente os estudantes, mas também os pais e professores para combater esse mal. “Iremos fazer palestras, debates e dar orientação nutricional para que as pessoas se alimentem corretamente. Vamos trabalhar também com os pais, pois são os responsáveis pela alimentação das crianças”.

Nesta quinta-feira (01/03) os enfermeiros das unidades de saúde do município irão se reunir e traçar ações e para fazer levantamento das pessoas que estão obesas na cidade. “A obesidade é uma doença e tem feito vários mortos”, concluiu Mariúva.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.