A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está organizando um Seminário Participativo para esta quinta-feira (29). O evento deve reunir representantes de14 municípios do Sul do Mato Grosso para discutir a reforma da Lei Estadual nº 7.888/2003, que trata de Políticas de Educação Ambiental. O Governo do Estado abriu esta possibilidade para que cada região expusesse suas características próprias e necessidades locais, ficando Rondonópolis como um dos polos. O evento fechado a entidades ligadas ao setor está marcado para iniciar às 8 horas da manhã na sede do Centro de Formação e Atualização dos Professores da Educação Básica – Cefapro.

A Secretaria de Educação do Estado – Seduc é um dos incentivadores da realização. As temáticas apresentadas na discussão devem pairar em grande parte nos investimentos em escolas para capacitar professores e alunos na conscientização ambiental. Várias Ong’s do Município e outras organizações convidadas também devem ter voz ativa no Seminário.

Leia também:  Acidentes na BR-163 registra queda de 20% em Rondonópolis

O Secretário Municipal, Lindomar Alves da Silva, classifica como fundamental a pauta em torno de levar a uma conversa mais efetiva a educação ambiental, fato que segundo ele, a Semma já faz por conta própria em 16 escolas do Município, com auxílio de outros setores da Administração, Corpo de Bombeiros e iniciativa privada.

O Projeto ‘Escolas Sustentáveis’ atendeu só em 2011 cerca de 560 alunos em Rondonópolis. “Nossa metodologia consiste em levar este aluno até o encontro daquilo que ele só conhecia na teoria, por exemplo, indo até a cachoeira do Gavião conhecendo por nome a vegetação local, a fauna e flora. Em meio a isso, acoplado a discussão da preservação até mesmo no tratamento com o lixo que ele produzia, ou seja, esta criança agora é um multiplicador de conhecimento. Um alguém que tem muito mais intimidade pra entender o que é meio ambiente”, relatou Lindomar.

Leia também:  Moradores do Colina Verde e Sagrada Família reclamam da falta de água nos bairros

O evento desta quinta-feira vai percorrer todo o dia com público estimado de 70 técnicos e envolvidos com o meio ambiente Municipal, regional e estadual. Um encontro em Cuiabá deve ocorrer no futuro, já sinalizado pelo Governo de Mato Grosso, o que, no entanto depende da finalização de todos os encontros regionais.    

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.