Como parte das comemorações da Semana da Água, realizada em alusão ao Dia Internacional da Água, comemorado na quinta feira (22/03), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) inicia hoje (20/03) uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância de preservar recursos naturais como as nascentes.

Para tanto, a Semma fechou parceria com a Cervejaria Petrópolis para operar o Programa “Área de Mobilidade Ambiental – AMA”, com o objetivo de plantar mudas nativas em pontos estratégicos. Hoje, a atividade contempla uma área verde próxima à caixa d’água do bairro Vila Goulart. Na quarta (21/03) o projeto será levado à outra área verde, desta vez no Residencial Buriti, no entorno do campo dos ‘Margoso’.

Leia também:  Prefeitura garante pagamento à terceirizadas

Na quinta-feira (22/03), a área verde central do Residencial José Sobrinho será adensada, bem como o bosque do bairro. Na sexta (23/03), último dia de atividades, será realizado o plantio de mudas nativas na nascente do Córrego do Macaco, na região do bairro Campo Limpo.

As quatro mil mudas doadas pela Cervejaria Petrópolis por meio da AMA serão usadas para proteger principalmente nascentes de rios e córregos. “São mudas de ipê roxo, arueira, ingá e outras espécies”, explica o secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves. Toda a logística e mão-de-obra ficará a cargo da Semma.

PALESTRA

Nesta terça-feira, dia 20 de março, acontece o 2º Seminário ‘Água, Desafios na Agricultura’, na Sede Social da Aeagro, rua são Paulo, bairro Jardim Novo Horizonte. Na abertura, a partir das 18 horas, o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Genilton Pereira de Souza, fala sobre o Programa Água para Todos, desenvolvido na cidade, especialmente na zona rural com a perfuração de poços artesianos.

Leia também:  Mulher que saiu de Rondonópolis com 6Kg de drogas é presa no interior do estado

Às 18h30, o evento segue com palestra do secretário da Semma, Lindomar Alves. Na oportunidade, ele fala sobre a Proteção das Microbacias – a preservação, conservação e recuperação das áreas de preservação Permanente – APP.

VISITA TÉCNICA

Na próxima quinta-feira (22), o grupo faz uma visita técnica na trilha ecológica do Córrego Gavião, localizada na Gleba Rio Vermelho. Soldados do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec e profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação são parceiros na ação. O objetivo é detectar pontos de risco de incidentes e adequar o local para retomar o projeto ‘Escola Sustentável: Brincando e Aprendendo com a Natureza’, oferecido a 16 unidades de ensino de Rondonópolis

Leia também:  Caminhada contra a gordofobia acontece neste domingo (09) em Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.