Os acadêmicos do Pólo de Rondonópolis da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), participaram do trote “Doar Sague = Salvar Vidas” onde calouros e veteranos se reuniram na manhã desta sexta-feira (02/03) na Unidade de Coleta de Transfusão do Hospital Regional para doar sangue.

A coordenadora da instituição, Edna Rodrigues de Oliveira Soares, explicou que no entendimento a universidade é preciso formar cidadãos comprometidos com a sociedade e “a doação de sangue é uma forma de ajudar ao próximo e também de darmos boas vindas aos acadêmicos”.

Para o calouro Junho Martins Siqueira a proposta foi muito boa, pois além de ser menos agressivo em relação há muitos trotes aplicados também ajuda a quem precisa. “Gostei muita da ideia, pois todo o sangue para tratamento em minha cidade (Paranatinga) vem de Rondonópolis, é uma oportunidade que eu tenho para ajuda a aumentar o estoque do banco de sangue”.

Leia também:  Casa do Adolescente passa por dificuldades e faz campanha em busca de doações

Eslany Morais de Carvalho, coordenadora do departamento de hemoterapia do HR, disse que a iniciativa é muito boa, pois é preciso manter um bom estoque de sangue em para conseguir atender a demanda das unidades hospitalares da região sul. “Por mais que tenhamos uma quantidade aparentemente suficiente no estoque de sangue a qualquer momento o quadro pode reverter e precisarmos pedir ajuda aos voluntários, por esse motivo nunca é demais receber as doações”.

A coordenadora reforçou que a atitude também ajuda a desmistificar os mitos quanto à prática de doação de sangue, como por exemplo, que doar sangue engordo, engrossa o sangue ou transmite doenças.

A unidade de coleta de transfusão atende de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30. O doador deve pesar mais de 50kg e ter idade entre 16 e 68 anos, no caso das pessoas menores de 18 anos é preciso apresentar uma autorização do responsável.

Leia também:  Aula inaugural marca o início de cursos gratuitos para a população
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.