O Departamento Municipal de Ações Programáticas lembra os cidadãos da terceira idade a importância de estar sempre portando a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Essa caderneta é distribuída em todas as unidades básicas de saúde, como PSF’s, postinhos e centros de saúde. Nestas unidades o cidadão vai encontrar profissionais treinados para atender a população.

“Nela constam os problemas de saúde do idoso, os medicamentos que estão sendo ministrados e outras informações importantes, como internações, vacinas, consultas, controle de peso e pressão arterial, alergia e intolerância a remédios”, alerta a coordenadora Mariuva Valentim Chaves.

Segundo Mariuva, a caderneta ajuda em muito o atendimento aos idosos. “Nesta caderneta são registradas informações importantes sobre as condições de saúde da pessoa, e isso auxilia os profissionais de saúde sobre quais as ações são necessárias para que se tenha um envelhecimento ativo e saudável”, informa.

Leia também:  Ingressos para a 3ª Edição do Cerrado Fuzz Festival estão à venda

A enfermeira pede para que a população da terceira idade faça sua parte praticando atividades físicas, tais como andar, caminhar, dançar. “É preciso entender que envelhecer não é sinônimo de doença. E para os que não sabem, nas unidades básicas de saúde os profissionais estão capacitados para realizar grupos de caminhadas com hipertensos, diabéticos e outros”.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.