No período de Páscoa aumenta significativamente o número de animais domésticos, principalmente de cães que são intoxicados por ingerir chocolate, que dependendo da quantidade pode resultar na morte do animal.

O médico veterinário Aleksander Valério explica que a guloseima tão admirada pelas pessoas tem uma substância neurotóxica (metilxantinas) que provoca lesões neurológicas e apresentar quadros de convulsões, síncopes e até levar a morte.

“É comum ver crianças e até mesmo adultos que para satisfazer a vontade dos animais dão chocolate aos bichos de estimação, mas não devem fazê-lo em hipótese alguma, pois as consequências para os animais podem ser muito graves e dependendo da quantidade leva-los a morte”, alertou o veterinário. Aleksander disse que normalmente os cachorros são as maiores vítimas, mas os gatos não estão livres dos males do chocolate.

Leia também:  Inscrições para vestibular da Unemat em Rondonópolis encerram neste domingo (21)

A metilxantinas, componente do chocolate que prejudica os animais, é composto por teobromina e cafeína. Em grandes quantidades no organismo do cão, a teobromina causa excitação, hipertensão moderada, bradicardia ou taquicardia, arritmias (contrações ventriculares prematuras), tremores, ofegância, e incontinência urinária. Já a cafeína vai levar a taquicardia, taquipneia, hiperexcitabilidade, tremores e por vezes convulsões.

Os sinais clínicos são: vômito, diarreia, polidipsia e poliúria (bebe mais água e urina mais), náuseas e arritmias cardíacas. Podem apresentar incontinência urinária, hipertermia (aumento da temperatura corpórea) e em casos mais graves coma e morte. Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

Os efeitos irão depender da quantidade e qualidade (branco, ao leite ou amargo) do chocolate em relação tamanho e peso do animal, por essa razão normalmente nos animais de pequeno porte e filhotes as consequências são piores, pois precisam de ingerir uma porção menor do doce.

Leia também:  Sanear interdita passagem de ponte para substituir coletor de esgoto
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.