A presidente do Movimento Zumbi dos Palmares, Elaine Aparecida de Oliveira Lopes. Foto Ronaldo Teixeira/AGORAMT

Os alunos do Cursinho Pré-vestibular Gratuito Zumbi dos Palmares participaram da aula inaugural das atividades de 2012, realizada nesta segunda-feira (16/04) escola CAIC, no Jardim Gramado. Os organizados comemoram o avanço do projeto.

Com seis unidades a presidente do Movimento Zumbi dos Palmares, Elaine Aparecida de Oliveira Lopes, afirma que é uma satisfação ver o início de mais uma turma e lembra que no início do projeto, em 2006, foi muito difícil e inclusive os professores da época eram voluntários. “Acredito que somente com a educação é possível ter um futuro melhor e nosso objetivo é dar condições para que os estudantes possa disputar uma vaga na universidade em pé de igualdade com alunos de escolas particulares e com os que passaram por um cursinho particular”, afirmou.

Leia também:  Prefeito recebe alta após ser internado em Santa Casa

O gerente de Divisão de Apoio do cursinho, professor Valdivino Ferreira de Lima, destacou a qualidade do cursinho, que dispõe de matérias extras como noções de direito, inglês e filosociopsico (disciplina que agrega filosofia, sociologia e psicologia) e também o critério de avaliação de renda decrescente para beneficiar os estudantes mais carentes.

Valdivino reforçou que além do ensino superior, muitos estudantes ingressam também em cursos técnicos e outros conseguem vaga de emprego por intermédio do cursinho. “É um projeto importante, pois dá condições das pessoas procurarem um futuro melhor. Tivemos um aluno que ficou mais de 20 anos sem estudar e agora vai se formar em direito, isso é gratificante e nos motiva a continuar o trabalho”, frisou.

Leia também:  Temperatura cai e 1° dia útil de junho deve ser de chuva em Rondonópolis

A vice-prefeita, Marilia Salles, relatou que a desde 2009 a prefeitura é parceira do projeto e fica satisfeita em ver o crescimento do cursinho que atende pessoas que teriam dificuldade ou não poderiam custear um curso particular. “O ideal é que as pessoas tenham as mesmas condições de disputar uma vaga no vestibular e posteriormente no mercado de trabalho e a cada ano o projeto Zumbi dos Palmares tem proporcionado a mais pessoas essa igualdade”.

Os alunos do cursinho recebem apostilas da Secretaria de Ciência e Tecnologia e todo o processo é gratuito. Desde a criação do projeto cerca de 2.500 alunos foram preparados para ingressar na faculdade sendo que mais de 600 tiveram êxito.

Leia também:  FGTS | Caixa Econômica abrirá neste sábado para pagamento de contas inativas
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.