Foto: Internet

Receber um convite para uma festa de formatura, um casamento ou um evento pode ser bastante animador, mas ao mesmo tempo pode confundir a cabeça do convidado depois que ele lê no convite a famosa linha de especificação do dress code. Nessas horas aquela pergunta aparece: “com que roupa eu vou?”

Ao contrário do que muitos pensam, essa padronização do traje não serve para assustar os convidados e sim para ajudá-los nessa escolha. Segundo Ana Vaz, consultora de moda e de imagem, o dress code eliminaria qualquer incerteza dos convidados. “Isso serve para eles se incluirem, não se excluirem dos outros convidados”, disse. “Nós estamos caminhando para uma forma menos casual em todos os sentidos e agora a moda conta muito mais do que esses códigos”, alertou.

Fugir desse padrão especificado no convite pode ser um pouco desrespeitoso com o anfirtrião da festa. “Ele dedicou tempo dele organizando tudo, incluiu quem ele quis na lista de convidado e você é uma das pessoas. Se você for arrumadinho ele vai pensar que você deu importância para aquele momento”, detalhou.

Claro que sempre se deve levar em consideração a condição econômica daquele convidado. “Se você não tem dinheiro para comprar, pode alugar, pedir emprestado ou abrir o coração para o anfitrião. Não precisa esconder isso, você estará dando uma satisfação a ele”, explicou.

Leia também:  Conheça a tendência sereísmo 2017 | Moda e Beleza

Ana aproveitou para desvendar os “segredos” por trás desses códigos. Veja:

Traje esporteEsta opção é geralmente usada para ocasiões menos formais ou eventos durante o dia. Este tipo se aproxima do casual, mas tem um toque especial, mais arrumado. “Não é chique, mas também nao é desleixado. Os homens podem usar uma calça jeans com uma camisa mais despojada ou uma camiseta arrumadinha”, detalhou Ana. Além disso, tênis pode ser uma boa opção.

As mulheres podem usar vestidos fresquinhos ou calça jeans com uma blusa mais moderna. “Elas não precisam ter medo de usar sapatinhas ou rasteirinhas mais bonitas. Os tecidos podem ser mais simples, também, como algodão e crepe”, detalhou.

Traje Esporte Fino ou PasseioEste modelo se aplica a coquetéis, teatros, e até mesmo o tipo de roupa que alguém pode usar para trabalhar. “Este é o mais difícil de dizer porque está no meio termo e tem milhares de opções e pede uma leve formalidade”, detalhou.

Leia também:  Confira modelos de faixas coloridas para bebês | Moda e Beleza

As mulheres, neste caso, devem apostar nos terninhos, vestidos mais estruturados e os sapatos devem ser de salto médio ou alto. “A calça pode ser usada, desde que seja com um corte mais fino. Jeans nem pensar”. Não é necessário longo e o comprimento na altura do joelho, um pouco abaixo ou um pouco acima é o  ideal. Os homens podem deixar a gravata em casa, mas devem usar um blazer e uma calça mais social. “nada de tênis. Eles devem usar sapato social ou um mocassim”, explicou. “Aqueles mais ‘cool’ podem usar um balzer escuro combinado com uma calça cáqui, por exemplo.”

Traje Social ou Passeio CompletoEste é o que mais aparece nos convites de casamento e formatura e pede uma formalidade maior. “A mulher já pode apostar em um longo mais trabalhado e combinar com salto alto. Além disso, pede um cabelo mais arrumado e uma make legal”, detalhou. Mesmo assim, o longo não é obrigatório. “Dá paara apostar em um modelo mais curto, mas nestes casos, coloque mais brilho”.

Leia também:  Colete: Saiba como usar a peça queridinha do momento | Moda e Beleza

Para os homens, calça, camisa, terno e gravata, preferencialmente em tons escuros.

Black TieEste é exigido em eventos ainda mais formais e festas com muito glamour. Alguns casamentos optam por este código. “Pode abusar no brilho e no longo. Este é o que pede modelos ainda mais encorpados”, detalhou. Mesmo assim, não exige o longo, ao contrário do que muitas pensam. É possível usar modelos abaixo do joelho com muita elegância se combinados com acessórios mais finos. É um passo do traje anterior, um pouco mais exagerado.

Para os homens, smoking preto com camisa branca. “Se eles preferirem, até podem trocar a gravata borboleta para uma normal”, destacou.

Traje de Gala“Este quase nunca é usado e se aparecer isso no convite, tenha quase certeza que, na verdade, é um black tie”, detalhou. Segundo Ana, o Oscar, por exemplo, é considerado um baile de gala, mas a maioria das pessoas que passam pelo tapete vermelho estão usando roupas que podem ser facilmente adaptadas para outros tipos de códigos.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.