Cacique Cícero Kudoropa. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Indígenas brasileiros celebram nesta quinta-feira (19/04) o Dia do Índio. Em Rondonópolis os Bororos reuniram toda a aldeia para um almoço com comidas típicas e também para reforçar a cultura da tribo.

O cacique Cícero Kudoropa afirmou que a data é lembrada por todas as tribos e cada uma realiza uma comemoração própria. O chefe da aldeia afirma que existe uma preocupação em manter viva a cultura e tradição da tribo, por essa razão nas escolas é ensinado tanto a língua portuguesa quanto o bororo.

“Ainda cultivamos algumas tradições, como por exemplo, quando o garoto passa para fase adulta e que começa a andar com os outros homens e também a cerimonia de funeral, quando a tribo fica de luto por aproximadamente 90 dias sem ouvir música, dançar ou fazer algum tipo de celebração”, afirmou o cacique.

Leia também:  Sebastião Rezende busca dar celeridade em construção do Ganha Tempo

De acordo com Kudoropa, outra forma de tentar manter a tradição da tribo é com o cultivo o próprio alimento e diferente do que algumas pessoas pensam os índios não vivem à custa do governo.

Cícero ressaltou que o homem branco trouxe benefícios, mas também malefícios e teme que num futuro a tribo possa vir a desaparecer, por essa razão o fortalecimento da cultura é trabalhada constantemente.

Preparação de comida típica para o almoço do Dia do Índio

“O homem branco não se preocupa em manter um equilíbrio com a natureza e destrói o meio em que vive. Há uns anos atrás seis mil índios de uma aldeia na região norte do país morreram em razão da pulverização de veneno na floresta para extração da madeira”, recordou o cacique.

Leia também:  Efetividade de execução fiscal é acordado entre Rondonópolis e Tribunal de Justiça de MT

Kudoropa destacou que originalmente as terras brasileiras pertenciam aos índios e infelizmente hoje muitas tribos tem sido esquecidas, a prova disso é que a aldeia Bororo está ao lado da cidade e muitas pessoas não tem conhecimento da existência da aldeia. Mas que as tribos têm batalhado para garantir seus direitos e a terras onde vivem.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.