O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), em parceria com o grupo Terra Azul, realiza nesta quinta-feira (19.04) o 1º Fórum de Arquitetura, Urbanismo e Legislação Urbana, com o tema “Mato Grosso, construindo o futuro”. O evento acontece das 8h às 12h, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás.

O fórum vai reunir prefeitos, arquitetos, engenheiros, representantes de universidades públicas e privadas, organizações não-governamentais, Ministério Público Estadual, estudantes e a sociedade civil em geral, para discutir a importância do planejamento urbano para o desenvolvimento e crescimento dos municípios. “O Estado está assumindo esse papel de trazer toda a discussão dessa temática, pois entende que o planejamento reflete na qualidade de vida das pessoas”, destaca a secretária-adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana, da Secretaria de Estado das Cidades, Rita Chiletto.

Leia também:  Ex-prefeito Percival Muniz e mais quatro são condenados por improbidade administrativa

Por meio desse evento, os gestores municipais terão a oportunidade de discutir e conhecer um pouco mais algumas das experiências urbanísticas mais bem sucedidas de cidades da região Sul do País, que aliam desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental.

“Mato Grosso é um Estado promissor e dois terços de suas cidades têm menos de 35 anos. Esse evento será uma oportunidade para gestores, empresários e a sociedade em geral debater novos formatos de projetos arquitetônicos e urbanísticos, que trarão mais qualidade de vida aos munícipes”, diz José Nogueira, diretor do Grupo Terra Azul, parceiro do Estado nesse evento.

Dentre os palestrantes está o arquiteto Benedito Abbud, presidente, por vários anos, da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap). Abubd é autor do livro “Criando Paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística”, publicado em 2006 pela editora Senac São Paulo.

Leia também:  Prefeitura de Serra Nova Dourada (MT) abre processo seletivo com salário de até R$ 11 mil

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o arquiteto Sidônio Porto, também irá proferir uma palestra durante o evento. Sidônio faz parte do elenco de profissionais do livro “Arquitetos do Brasil”. Também é responsável pela execução de diversos projetos arquitetônicos no Brasil e no exterior.

O arquiteto Márcio Porto, que participará do evento, tem vasta experiência no ramo da arquitetura no Brasil e nos Estados Unidos. Porto executou projetos de diferentes portes, como residências, fábricas, hotéis, escolas e centros administrativos. É também autor do livro “O Processo de Projeto e a Sustentabilidade na Produção da Arquitetura”.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Pedro Nadaf, também irá proferir uma palestra. Nadaf é autor de vários livros, como “Disseminando Opinião”; “Comércio Eletrônico – Uma Realidade da Nova Economia”; “Mato Grosso na Era da Globalização”, entre outros.

Leia também:  Sine oferece mais de 702 oportunidades de emprego em Mato Grosso

O evento terá ainda a participação de especialistas na área do Direito Civil. O advogado Marcelo de Pieri fará uma palestra. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), De Pieri tem vasta experiência em processos extrajudiciais e judiciais em diversas áreas jurídicas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.