Agora MT Polícia Jornalista perde a vida com seis tiros no Maranhão
HOMICÍDIO

Jornalista perde a vida com seis tiros no Maranhão

Criminosos estavam em motocicleta e fugiram.

Fonte: Da Redação com G1 / MA
VIA

O jornalista Décio Sá, morto a tiros, na noite desta segunda-feira (23/04), dentro de um bar em São Luís, será enterrado nesta terça-feira, às 16h, no cemitério Jardim da Paz, em São José de Ribamar (MA). O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, afirmou nesta manhã que a morte do jornalista “sem dúvida foi encomendada”.

Décio Sá levou seis tiros de um homem que estava em uma motocicleta. Segundo a polícia, o assassino desceu da motocicleta, atravessou a pista e foi até o bar onde estava o jornalista e disparou seis tiros contra ele. Um outro homem ficou aguardando o criminoso do outro lado da pista.

Segundo o perito Jucy Ericeira, o jornalista recebeu seis tiros pelas costas, sendo quatro na cabeça e dois nas costas. A perícia constatou que os tiros foram disparados de uma pistola 0.40, arma de uso exclusivo da polícia.

Décio Sá tinha 42 anos e há 17 trabalhava na editoria de política do jornal “O Estado do Maranhão”, do Sistema Mirante de Comunicação. Ele era autor de um dos blogs mais acessados do Maranhão. Décio Sá deixa uma filha de 8 anos e a mulher grávida de dois meses. O corpo do jornalista está sendo velado na Pax União, no Centro de São Luís. O governo do Estado divulgou nota lamentando o ocorrido e repudiando a ação bárbara e cruel do crime.

“Foi um crime muito ousado. Foi um crime encomendado. As pessoas que entraram no bar vieram com a intenção de executar o jornalista Décio Sá. As pessoas que testemunharam o fato disseram que o autor dos disparos não escondeu nem a cara”, disse o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Segundo o secretário “o crime foi feito por profissionais, foi tudo planejado, toda a dinâmica do crime, a rota de fuga e o momento da abordagem, detalhes que mostram que foi o crime planejado, mas que deixou rastros. Estamos montando uma força-tarefa para elucidação rápida desse crime, que não pode ficar impune”, afirmou.

O secretário afirmou ainda que acredita que os assassinos estavam seguindo o jornalista. “A maneira como eles levantaram a rotina do Décio, inclusive evitando a passagem pela barreira eletrônica mostra que o assassinato foi planejado nos mínimos detalhes”, disse.

O delegado Gutemberg Carvalho Rêgo, que investiga o assassinato, também acredita que o crime foi encomendado. “O fato de a pessoa ter agido com o apoio de outra, ter entrado até o fundo do bar, ido ao banheiro, esperado ele retornar e disparar contra a vítima seis tiros, sem dar chance de ele escapar, tudo isso indica de que o crime tenha sido premeditado”, afirmou o delegado.

Gutemberg disse também que o blog do qual o jornalista era autor pode conter alguma pista que ajude na elucidação do crime. “O blog pode ser uma boa pista. Temos o celular da vítima também. Vamos analisar tudo com calma para chegarmos aos autores do assassinato”, disse.

Cobrança

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, Leonardo Monteiro, disse nesta terça-feira (24) que a morte do jornalista Décio Sá foi um atentado contra a liberdade de imprensa. “Eu estou muito abalado com esse trágico acontecimento que é uma covardia e um atentado contra a liberdade de expressão.”

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, também enfatizou a necessidade de rigor na investigação do caso, em entrevista por telefone à ‘Globo News’. “É lamentável que ainda ocorram fatos dessa natureza porque o jornalista não trabalha para si mesmo, ele trabalha para a sociedade e uma agressão, a morte de um jornalista, na verdade, constitui um ataque ao conjunto da sociedade”, disse.

Em entrevista ao G1, o diretor executivo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, pediu a imediata apuração do crime por parte das autoridades. “Parece muito claro que o assassinato ocorreu devido à cobertura que ele fazia dos crimes de pistolagem no Maranhão. A ANJ lamenta e pede a imediata apuração do crime por parte das autoridades, assim como a prisão, julgamento e condenação dos envolvidos. Infelizmente, o Brasil tem se destacado na estatística de assassinatos de jornalistas em decorrência de sua atividade profissional. Só neste ano esse é o quarto caso no país, e essa impunidade é preocupante. O trabalho desses jornalistas é feito sempre em favor da comunidade”, afirmou.

Outros casos

Neste ano outros três jornalistas morreram assassinados: Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, editor-chefe do “Jornal da Praça”, em Ponta Porã (MS); Mário Randolfo Marques Lopes, chefe de reportagem do site “Vassouras na Net”, em Barra do Piarí (RJ); e Laércio  de Souza, jornalista da rádio Sucesso, assassinado em Camaçari (BA).

Qualquer informação sobre os assassinos do jornalista Décio Sá, podem ser passadas ao Disque-Denúncia, pelos telefones (98) 3223-5800, na capital, e 0300 313 5800, no interior do estado. Não é necessário se identificar.

Relacionadas

Polícia Civil apura conduta racista de torcedor contra árbitro em partida no estádio do Dutrinha

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Torcedor, instaurou nesta segunda-feira (22), procedimento investigatório para apurar a prática de crime de racismo durante...

Trio é detido após invadir loja e furtar bicicletas elétricas em Rondonópolis

Dois jovens de 18 e 20 anos foram presos e um adolescente de 14 anos apreendido pela Polícia Militar (PM) pelo crime de furto, na...

Mulher denuncia ter sido vítima de estupro em Rondonópolis

Uma mulher de 45 anos denunciou que foi vítima de estupro na noite deste sábado (20), no bairro Jardim Tropical, em Rondonópolis-MT. O suspeito...

Jovem de 28 anos morre afogado no Rio Paraguai

Um jovem de 28 anos morreu após se afogar no Rio Paraguai, nas proximidades de Denise-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale,...

Polícia Civil prende autores de homicídio de trabalhador de fazenda

Corpo da vítima foi encontrado no dia 18 de março na estrada de acesso ao lixão da Vila de Santiago do Norte

Polícia Militar e PRF apreendem 300 quilos de drogas escondidos em caminhão

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 300 quilos de drogas, entre substâncias como pasta base de cocaína...

Operação Cruciatus mira membros de organização criminosa em MT

A Delegacia de Alto Taquari deflagrou, nesta terça-feira (23.04), a Operação Cruciatus para cumprimento de nove mandados de prisão e de buscas contra membros...

Adolescente de 16 anos morre em confronto com a Polícia em MT

Um adolescente de 16 anos morreu durante um confronto com a Polícia Militar (PM), na madrugada desta quinta-feira (18), em um terreno baldio no...

Motorista fica ferido após perder controle da direção e bater carro em estrutura de empresa

Um motorista de 23 anos ficou ferido após um acidente, na manhã desta segunda-feira (22), no cruzamento da avenida Tiradentes com a rua Dom...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas