Juíza apresenta o Programa Voto Consciente. Foto: Jeyson Nascimento/AGORA MT

A juíza da 10ª Zona Eleitoral, Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, apresentou hoje (02/04) o Programa Voto Consciente, que busca estimular nos jovens a importância e responsabilidade da prática do voto.

O Programa é desenvolvido nas escolas públicas de Cuiabá desde o ano de 2.009, pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceira com a Secretaria de Estado de Educação, e será aplicado em Rondonópolis também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A princípio o Programa divulgará nos veículos de comunicação, nos blogs e murais das escolas e no Facebook, frases de alunos a respeito da consciência eleitoral. Em um segundo momento serão oferecidas palestras na Câmara Municipal para estudantes com idade entre 15 e 16 anos e posterior a convocação de jovens para o processo eleitoral. “Acredito que quanto antes a pessoa começa a votar ela terá mais experiência, principalmente se tiver bem alicerçada. Nossa proposta é ajudar na formação dos jovens desde o primeiro voto”, afirmou.

Leia também:  Não suportando o calor, homem pula da ponte nova e fica ferido em Rondonópolis

A magistrada frisou que discussões sobre temas como: “O que é votar?”, “O reflexo do voto” e “O exercício da democracia”,s erá possível colaborar com a formação eleitoral e regatar o civismo entre os jovens. “É um processo de conscientização, mas que refletirá em eleitores mais preparados no futuro, sem os vícios como venda de voto, por exemplo”, destacou a juíza.

Na próxima semana a assessoria Pedagógica de Rondonópolis da Secretaria de Estado de Educação, Margarida Aracy de Campos e Silva, e a secretária Municipal de Educação, Marilda Rufino se reunirão com a juíza Jaqueline Cherulli para articular a aplicação das palestras.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.