Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Leite: confira mitos e verdades
LEITE

Leite: confira mitos e verdades

Estudos indicam que o consumo de leite ajuda a emagrecer e evita doenças cardiovasculares

Fonte: G1 - GNT
VIA

Imagem: copo de leite Leite: confira mitos e verdades
Foto: Divulgação

Adultos não devem beber leite

Mito. De acordo com Gabriela Samico, nutricionista especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida, o leite de vaca é um alimento importante, já que possui cálcio, proteínas de boa qualidade e, na versão desnatada, tem pouca gordura. “O problema é que à medida que crescemos, perdemos uma enzima chamada lactase, responsável por quebrar o açúcar do leite, a lactose. Sem essa enzima, ou com a sua produção deficiente, a lactose permanece intacta no intestino, disponível para ser fermentada por microrganismos, formando gases. É a chamada intolerância a lactose”, diz a nutricionista. Ela explica que já existe no mercado leite livre de lactose, que pode ser consumido por quem costuma sentir algum desconforto. “Derivados do leite, como queijos e iogurtes, possuem teores bem pequenos de lactose e, geralmente, não causam incômodo”, orienta a professora.
Leite ajuda a emagrecer
Verdade. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sugere que o consumo diário de 1200 mg de cálcio (cerca de 4 copos de leite), associado a dieta equilibrada e exercícios físicos, ajuda na perda de peso e redução da gordura, especialmente, na região abdômen. Durante a pesquisa, voluntários chegaram a perder 15 quilos e reduzir 20 centímetros na cintura, após 5 meses de monitoramento. Para suprir a necessidade de cálcio e ajudar no emagrecimento, os cientistas recomendam o consumo de leite desnatado e queijo branco, tipo Minas.
Quem sofre com rinite alérgica não deve beber leite
Parcialmente verdade. De acordo com Gabriela Samico, o consumo de leite não causa a alergia, mas pode aumentar a quantidade de muco, agravando problemas respiratórios já existentes, como sinusite e rinite alérgica. “Geralmente, o problema surge na infância, nos primeiros contatos com o leite, quando a proteína do leite de vaca é reconhecida pelo nosso organismo como um corpo estranho e é combatida, provocando assim a alergia”, orienta a nutricionista. Gabriela lembra que quem possui alergia à proteína do leite deve evitar sua ingestão. “Os sintomas mais frequentes são cólicas, diarréias, problemas respiratórios, além de coceira nos olhos, nariz e pele”, diz a professora.
O leite materno pode ser substituído pelo leite de vaca
Mito. De acordo com Gabriela Samico, “o leite materno é o primeiro alimento que consumimos na vida. Ou deveria ser. Ele possui anticorpos e todos os nutrientes que os bebês necessitam até os 6 meses de idade. A composição química do leite de vaca é diferente e somente o pediatra pode sugeri-lo como substituto ao leite materno, quando houver necessidade”.
Mulheres na menopausa devem aumentar o consumo de leite
Parcialmente verdade. Após a menopausa, a mulher pode apresentar perda de massa óssea, que aumenta o risco de osteoporose. Para evitar o problema, a nutricionista Gabriela Samico recomenda consumir alimentos ricos em cálcio desde cedo. “Em geral, 2 a 3 copos de leite suprem a necessidade diária de cálcio. Se for necessário, o médico poderá receitar uma suplementação do cálcio, já que o mineral é essencial para a saúde da mulher nessa fase da vida”, explica a nutricionista.
Leite faz bem para o coração
Verdade. Publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, indica que beber 3 copos de leite por dia pode diminuir em até 18% o risco de doenças cardíacas. Conduzida por cientistas da Universidade de Cardiff e Universidade de Reading, na Inglaterra, outra pesquisa sugere que o consumo regular de leite reduz em 20% a incidência de casos graves de infarto e derrame. Os cientistas britânicos também verificaram que o leite ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL).
O leite de soja é um bom substituto para o leite de vaca, já que contém a mesma quantidade de cálcio
Parcialmente verdade. “Não são todas as marcas que apresentam o enriquecimento com cálcio. Para usufruir dos mesmos benefícios
encontrados no leite de vaca, é preciso que o consumidor fique atento às informações da embalagem”, explica a nutricionista Gabriela Samico. Vale lembrar que cada copo de leite contém cerca de 300mg de cálcio. O mineral também pode ser encontrado no leite de cabra, feijões, amêndoas e vegetais verde-escuro, como brócolis, couve, agrião e salsa.
Beber leite morno ajuda a dormir
Parcialmente verdade. De acordo com Helena Camargo, engenheira de alimentos da Piracanjuba, “o leite é rico em triptofano, aminoácido que modula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que é convertido em melatonina, o hormônio do sono”. Por outro lado, estudo do American Board of Sleep Medicine indica que o triptofano atua apenas na primeira fase do sono, quando a pessoa começa a ficar sonolenta. Segundo os cientistas, o leite morno deve ser acompanhado por algum carboidrato, como pão com mel, para estimular o sono.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas