“Sou 12 por 8”. Com esse tema, a secretaria municipal de Saúde de Nova Olímpia, por meio do Setor de Atenção Básica realiza no próximo dia 03 de maio, o 1º Seminário de Hipertensão Arterial, buscando conscientizar a população que “Quem cuida do coração, combate a Hipertensão”. O evento faz parte das atividades comemorativas do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril.

O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja Católica Matriz, com início previsto para as 18h. Conforme informa o responsável pelo setor, enfermeiro Raul Tarcísio, haverá oficinas abordando os temas ‘Conhecendo melhor seu coração’ e ‘Alimentação saudável e Atividades Físicas’ e ainda verificação da pressão arterial.  Ainda haverá palestras com o médico da Unidade de Saúde da Família, Evaldo Gener com o tema ‘Hipertensão Arterial – fatores fisiopatológicos que interferem no processo saúde/doença’; e com a enfermeira Suzana Lizete Shardong abordando ‘Práticas Preventivas que permitem ser 12/8 aos pacientes de Nova Olímpia’.

Leia também:  MT fica em 2° lugar no ranking nacional de contratações com carteira assinada

Segundo o enfermeiro, a Campanha “Eu sou 12 por 8”, tem objetivo chamar a atenção para a maior causa de morte natural no país, a hipertensão. “A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial está igual ou maior a 14 por 9. Se não for tratada, a doença pode provocar acidentes vasculares cerebrais (derrames), doenças do coração, insuficiência renal e alterações na visão que podem levar à cegueira”, orienta.

Ele destaca que pessoas com excesso de peso, que ingerem muito sal, não têm uma alimentação saudável, não praticam atividade física, consomem muita bebida alcoólica, têm diabetes ou histórico familiar da doença correm maior risco de serem hipertensas. A maior parte das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma, no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é através da aferição periódica.

Leia também:  Unidade Padrão Fiscal será reduzida para o mês de setembro em MT

A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, três vezes mais que aquelas devidas a acidentes e quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.