Agora MT Variedades Moda e Beleza Procedimentos contra o envelhecimento das mãos ganham espaços nos consultórios
MÃOS

Procedimentos contra o envelhecimento das mãos ganham espaços nos consultórios

Agora que o rosto está tão bem tratado, as mulheres estão olhando para as mãos, para o pescoço e para o decote

Fonte: DA REDAÇÃO COM ZH-DONNA
VIA

Imagem: maos1 Procedimentos contra o envelhecimento das mãos ganham espaços nos consultórios
Foto: shemasti

À medida que as pessoas envelhecem, as mãos perdem volume, gordura e elasticidade.
— A camada adiposa da mão desaparece, então a pele se torna mais translúcida e enrugada e você consegue ver as estrutura subjacentes, como os ossos, os tendões e as veias — descreve o cirurgião plástico norte-americano John Farella.
Ele comenta que várias mulheres vão ao seu consultório e dizem: “Minhas mãos não combinam com meu corpo, nem com meu estilo de vida”. Elas descobriram que o envelhecimento não é mais calculado pelos pés de galinha ao redor dos olhos ou pelas bochechas flácidas (para as quais os procedimentos corretivos estão se tornando cada vez mais corriqueiros), mas pelo dorso, ou pela parte superior das mãos, onde a pele é mais fina e tende a enrugar com o tempo.
— Olhe para a Madonna ou para a Sarah Jessica Parker — insinua o cirurgião plástico facial Keith Marcus.
— Elas têm corpos maravilhosos, mas suas mãos envelheceram. Você praticamente consegue ver as veias da Madonna saltando.
Logo depois da recente apresentação da cantora no Super Bowl (final do campeonato nacional de futebol americano), circularam comentários de que ela teria escolhido luvas sem dedos porque estaria tentando esconder as mãos cheias de rugas de idade.
Por estas razões, muitos cirurgiões agora oferecem o hand lift. Durante o procedimento, que dura de cinco a 10 minutos, são injetados preenchimentos sintéticos sob a primeira camada da pele para aumentá-la, ou é usada uma combinação de preenchimentos, luz intensa pulsada e laser de CO2 fracionado para remover manchas de sol. Os efeitos duram cerca de um ano.
— As mãos são a nova moda — afirma o professor de dermatologia clínica Neil S. Sadick.
— Agora que temos o rosto tão bem tratado, estamos olhando para as mãos, para o pescoço e para o decote.
Os cirurgiões alertam que a remoção cirúrgica do excesso de pele não é uma opção viável de rejuvenescimento, porque deixa marcas e não cicatriza bem. Além disso, há um risco maior de complicações.

– Você teria que literalmente pegar a tesoura e separar o tecido, e isso poderia interferir com alguns tendões – afirma John Farella.

Botox também é impraticável, pois inibe o movimento muscular e não faz nada para resolver a perda de volume. E, como acontece com qualquer tipo de preenchimento, existem complicações potenciais, incluindo infecções, descoloração da pele, formação de nódulos ou granulomas, assimetria e necrose da pele.

Para Amy, a principal recomendação é usar filtro solar, de preferência com fator de proteção 50:

– Uma boa parte dos problemas das mãos se resolve com filtro solar. Trate suas mãos como você trata seu rosto. Nos dias de hoje, as pessoas lavam as mãos tantas vezes, que acabam lavando também o filtro solar. Eu sempre deixo uma embalagem pequena de filtro solar dentro da bolsa.

Farella prefere injetar gordura do bumbum ou das coxas da paciente nas mãos ou até mesmo nos dedos por uma razão: a gordura é mais permanente e a probabilidade de rejeição é menor, porque ela sai do corpo da própria paciente. Pode-se injetar gordura até a primeira junta.

E os cotovelos?

Talvez a última fronteira na guerra contra o envelhecimento sejam os cotovelos. Nada pode ser feito por sua pele flácida e áspera? Por enquanto, não.

– Os cotovelos deixam uma cicatriz – afirma Keith Marcus. – Para mim, essa troca não vale a pena.

A dermatologista Amy Wechsler geralmente prescreve um creme espesso que ajuda com a pele seca dos cotovelos e dos calcanhares. Um limão cortado, como Susan Sarandon usou no filme Atlantic City, pode ajudar a clarear e a suavizar.

Ou pode-se simplesmente fazer o que Marcus sugere (com ironia):

– Usar uma camisa de mangas longas.

Cuidando das mãos em casa

Cuidados caseiros ajudam a manter a pele macia e com aparência jovem por mais tempo. O primeiro e fundamental passo é hidratar várias vezes ao dia, usando preferencialmente um creme que contenha filtro solar. A esfoliação também ajuda a renovar a pele. O mercado de cosméticos já conta com cremes específicos para o procedimento, mas ele também pode ser feito em casa, usando como ingredientes 2 colheres de chá de mel e uma de açúcar. Basta misturar e depois massagear o dorso, a palma e os dedos por 5 minutos. Lave bem e aplique hidratante. A técnica pode ser repetida uma vez por semana.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas