Reunião entre promotores e vereadores. Foto Ronaldo Teixeira/AGORA MT

Os vereadores se reuniram com a comissão da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP), na tarde desta sexta-feira (13/04) para apresentar proposta de Integração e Interiorização e o Projeto Republicano,

O presidente da AMMP e promotor de Justiça, Vinicius Gahyva Martins, apresentou aos parlamentares o projeto que busca fomentar o diálogo com gestores públicos os integrantes da instituição, mas também com a comunidade jurídica e acadêmica, com a classe política, com a sociedade civil organizada, imprensa e a população em geral. O projeto visa promover a busca do diálogo transparente e contínuo entre a AMMP, a classe e a sociedade.

Também foi apresentado aos parlamentares o Projeto Republicano, que foi acatado pelos vereadores de Tangará da Serra e aguarda a última votação para entrar em vigor, que consiste em alterações legislativas municipais com normas ligadas a transparência, profissionalismo e eficiência da gestão pública.

Leia também:  População deve se reunir novamente em manifestação de 'luto' pelo fechamento da UTI Pediátrica

As medidas previstas na proposta tratam da proibição da prática de nepotismo no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo; instituição do programa de metas pelo Executivo; proibição de destinação de recursos públicos para festas e patrocínios; proibição de utilização de nome de pessoas vivas nos bens públicos; implementação do portal transparência; criação do Conselho Municipal de Transparência de Combate à Corrupção e à Impunidade; voto aberto na Câmara de Vereadores, ficha limpa municipal para cargos em comissão de livre nomeação, e criação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle na Câmara Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ananias Filho, disse que foi muito válida a visita do Ministério Público e afirmou de alguns pontos, como a votação aberta já é desenvolvida na Casa de Leis, e todas as sugestões que forem benéficas para a cidade serão acatadas.

Leia também:  Debate para aplicação de quase 1 bilhão do orçamento municipal de 2018 começa nesta terça

Além de Rondonópolis a comissão do AMMP visitará os Polos e Grupos de Estudos de Cáceres, Barra do Garças, Juína, Alta Floresta e Região do Vale do Juruena.

Os promotores realizam hoje a noite um debate com a sociedade sobre o tema “Ministério Público Constitucional e Sociedade”, a partir das 19h30 no Auditório da Faculdade Anhanguera.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.