Foto: Fabio Cordeiro
Xuxa inaugurou na tarde desta terça-feira (17), no Rio de Janeiro, um novo projeto dedicado à capacitação de jovens. A apresentadora lançou o Casa Rio Digital, espaço multimídia criado pela Fundação Xuxa Meneghel em parceria com o Governo do Estado e a Embratel.

“Quanto mais a gente puder valorizar e dar oportunidade a esse jovens menor serão as possibilidades deles irem para o lado errado. Nós promovemos diversos cursos: dança, gastronomia, agora, informática. Vai gerar oportunidade que eles possam escolher”, afirmou.

Dentro do Casa Rio Digital serão oferecidos gratuitamente cursos profissionalizantes de Tecnologia com Dados, Tecnologia do Trabalho e Montagem e Configuração de Computadores. Alguns dos cursos custariam aos jovens cerca de R$ 800 ao mês em uma instituição particular. A fundação de Xuxa, que hoje já ajuda quase 2 mil pessoas, pretende capacitar mais 320 jovens até 2013, além de uma menção de 3 mil acessos à Internet neste mesmo período.

Leia também:  Resumo de novelas desta quinta-feira (29)

Emocionada, Xuxa contou que sua fundação deseja no futuro conseguir caminhar sozinha. “O que eu mais quero é que um dia a Fundação se sustente. Não tenho coragem de pedir, a gente trabalha muito para manter porque, antes, nós fazíamos um trabalho só com as crianças. Só que, hoje, a gente vê que precisa envolver a família, a comunidade. Há 7 anos abrimos as portas para parcerias. A Fundação não precisa de uma ajuda pontual. A gente precisa de ajuda diariamente”, disse ela.
“Quanto mais eu puder fazer shows para gerar renda, vou fazer. Mas não é só de dinheiro que a gente precisa. A gente precisa de parceiros de ideias. A oportunidade é uma palavra mágica, que é única para essas pessoas. Eu fico muito feliz e emocionada quando eu encontro com um ex-baixinho da instituição.”
Durante uma recente reunião entre integrantes de Petrobrás, a apresentadora pôde ver de perto o resultado do trabalho da fundação. A diretora a Petrobrás fez questão de apresentar um dos secretários da presidência, que já foi aluno da fundação. “A gente precisa abrir oportunidade. Eles não têm condições de fazer uma faculdade, de pagar um bom curso e, aqui, a gente faz gerar isso gratuitamente”, afirmou Xuxa.

Leia também:  Resumo de novelas desta sexta-feira (25)

A atriz Christiane Torloni acompanhou o lançamento para ter a oportunidade de conhecer a fundação de Xuxa. “Primeira vez que venho aqui. Você entra e você reconhece que é um trabalho de amor. Eu já visito algumas instituições, mas aqui é diferente. Eu fiquei encantada, por exemplo, com o ateliê de artes, no qual crianças de 6 anos aprendem os traços de Tarsila do Amaral. Você vê que aqui eles envolvem a comunidade e mostra para o estado a carência que eles têm”, disse ela.

Foto: Fabio Cordeiro

Na ocasião, Xuxa adiantou que o próximo projeto da fundação será uma quadra poliesportiva coberta.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.