A Sociedade dos Amigos do Marechal Rondon realiza hoje (05/05), uma solenidade para comemorar o Dia de Rondon, na data do seu aniversário de nascimento. O evento acontece a partir das 20 horas no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá.

A solenidade conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e tem como objetivo divulgar a vida e a obra do mimoseano Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon.

Segundo o senhor Ivan Vidal Pedrosa, atual presidente da Sociedade, desde a fundação da instituição, em 1969, os amigos de Rondon nunca deixaram de se reunir no dia 5 de maio. “A solenidade é uma oportunidade para falar sobre Rondon e discutir providências que tornem o seu legado mais conhecido pelas pessoas”, afirma Pedrosa.

Leia também:  Secretaria amplia procedimentos cirúrgicos em Cuiabá e Rondonópolis

A comemoração inicia às 10 horas da manhã de sábado, com a visita ao túmulo de Ramis Bucair, que foi o primeiro presidente da Sociedade dos Amigos do Marechal Rondon. E prossegue às 20 horas, quando será realizada a solenidade no Palácio da Instrução. Dentro da programação noturna está a discussão sobre as ações para divulgar a obra de Rondon, exibição do documentário “Rondon e a Cartografia”, do cineasta Cacá de Souza, e entrega de flores ao busto de Rondon, na Praça Alencastro, como última homenagem da noite.

Seu Vidal informa que o evento é aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer e divulgar a obra de Rondon, também chamado de “Guerreiro da Paz”. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e Academia Mato-Grossense de Letras.

Leia também:  Tarifa do transporte intermunicipal fica R$ 0,40 mais cara a partir deste domingo (07)

A Sociedade dos Amigos do Marechal Rondon surgiu no ano de 1969 com o objetivo de reunir amigos, conhecidos e admiradores da obra de Rondon. Hoje possui mais de mil membros do Brasil e do exterior. Entre seus fundadores, figuram nomes de prestígio e reconhecimento em Mato Grosso, como o poeta Silva Freire, o jornalista Pedro Rocha Jucá e o pesquisador Ramis Bucair, que foi o primeiro presidente da instituição, e assumiu o posto por 42 anos, até o seu falecimento no ano passado.

Dia de Rondon

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia de Rondon em 1992, através da Lei nº 5.974, de autoria do deputado Paulo Moura, sancionada pelo governo do Estado no dia 4 de maio de 1992. Também comemora o Dia Nacional das Comunicações.

Leia também:  Detenta apanha dentro de presídio por trair marido integrante do Comando Vermelho
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.