Foto: internet

A Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis-Apor inicia na próxima sexta-feira 11/05 na Praça Brasil a Campanha de prevenção de câncer de colo de útero. O atendimento será realizado das 8h às 17h, o trabalho tem sequência no sábado 12/05 das 8h às 12h. A campanha tem o objetivo de esclarecer para as mulheres a importância da realização do exame preventivo contra o câncer do colo de útero.

O câncer do colo do útero é um tumor maligno que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, localizado no fundo da vagina. No início a mulher não sente nada, mas conforme a lesão avança, podem surgir sangramento vaginal, corrimento e dor. É importante salientar que a doença tem cura, se descoberta no início.

Leia também:  Mato Grosso cai duas posições no ranking de competitividade

A coleta será feita por enfermeiros, com apoio de estudantes de enfermagem da UFMT e agentes de saúde. O material será examinado em laboratório. O procedimento é rápido e, para a maioria das mulheres, é indolor. Este exame é muito importante, pois quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos. O procedimento será totalmente de graça.

Todas as mulheres, com idade entre 25 a 64 anos, com vida sexual ativa devem fazer o exame anualmente. Grávidas também podem fazer o exame. Lembrando que o exame deve ser feito a partir da primeira relação sexual, não importa a idade.
Para a realização é necessário não manter relação sexual (mesmo com preservativo) dois dias antes do exame e não estar menstruada. Em caso de sangramento fora do período menstrual, o médico deve ser notificado.

Leia também:  Soldado que fez disparos no show do Gusttavo Lima responderá em liberdade

Essa Campanha conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e Hospital Santa Casa de Misericórdia e Maternidade.

As doações para a Apor continuam disponíveis na conta de energia elétrica a partir de R$ 2,00. Para participar é necessário ligar no  (66) 3421 0319 e cadastrar o número da unidade consumidora, residencial ou comercial. E agora também pelo site www.aporhospitalcancer.com.br é só imprimir e preencher o formulário e entregar na Aroeira Leilões, Laboratório Carlos Chagas e qualquer Igreja Católica e, além disso, através de depósito no Banco Itaú Agência: 0499/C.C:608941.

Leia também:  Dia de Finados | Rondonopolitanos lotam cemitérios para prestar homenagens
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.