Agora MT Mundo Autoridades da Coreia do Norte exigem dinheiro para liberar navios de pesca...
MUNDO

Autoridades da Coreia do Norte exigem dinheiro para liberar navios de pesca chineses

Donos de pesqueiros afirmam que pescavam em águas chinesas

Fonte: Da redação com Agência Reuters
VIA

Autoridades norte-coreanas exigiram pagamento para libertar barcos de pesca chineses com um total de 29 homens a bordo, informou a mídia chinesa nesta quinta-feira, em uma rara disputa pública entre os países vizinhos e aliados de longa data.

Os proprietários chineses dos barcos disseram que foram detidos por um navio-patrulha norte-coreano em 8 de maio no Mar Amarelo, entre a China e a Coreia do Norte, noticiou o jornal Beijing News.

Segundo os donos dos pesqueiros, suas embarcações estavam pescando em águas chinesas. A Coreia do Norte não fez comentários públicos sobre o caso.

Os norte-coreanos inicialmente exigiram o pagamento de 1,2 milhão de iuanes (189.800 dólares) para liberar os barcos e marinheiros. Depois, abaixaram o valor para 900.000 iuanes e fixaram o prazo até quinta-feira, disse Zhang Dechang, proprietário de um dos barcos capturados, ao jornal, que chamou o pedido de “resgate”.

Os 29 marinheiros que estavam a bordo estão agora na Coreia do Norte, disse um dos marinheiros capturados em uma ligação para o proprietário do barco, acrescentou o jornal.

O governo chinês não confirmou publicamente quaisquer detalhes sobre o incidente relatado.

“A China está mantendo contato estreito com a Coreia do Norte através dos canais competentes, e esperamos que esse problema seja resolvido de forma adequada o mais rapidamente possível”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hong Lei em uma coletiva de imprensa de rotina.

Não ficou claro se a apreensão dos barcos foi autorizada pelo governo central norte-coreano, ou se foi iniciativa e autoridades regionais.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas