Foto site Fotos do Mundo

François Hollande tomou posse como primeiro presidente socialista da França em 17 anos numa rápida cerimônia nesta terça-feira (15/05), e se prepara para viajar a Berlim para contestar as políticas de austeridade receitadas pela chanceler alemã Angela Merkel para a Europa.

Em seu discurso de posse diante de 400 convidados, Hollande disse que vai tentar alterar o pacto europeu para incluir medidas de incentivo ao crescimento às políticas de redução de déficit que, segundo críticos, estão piorando as expectativas de expansão do bloco.

Estabelecendo diferenças com o ex-presidente Nicolas Sarkozy, que entregou o cargo nesta terça, Hollande disse que vai exercer uma Presidência “honrada” e “sóbria” e garantir que o Parlamento tenha papel fundamental.

Leia também:  Cerca de 600 pessoas ainda estão soterrados em tragédia de Serra Leoa

“Vou estabelecer as prioridades, mas não vou decidir por todos, sobre tudo e em todos os lugares”, disse Hollande.

O presidente, cuja eleição acontece num momento em que a zona do euro combate novamente a crise diante dos temores sobre o futuro da Grécia, vai conceder sua primeira entrevista coletiva após a posse em Berlim, à tarde, ao lado de Merkel, que é de centro-direita.

Suas declarações serão acompanhadas de perto pelos mercados financeiros, que esperam uma confirmação de que sua posição a favor de medidas que incentivem o crescimento para combater o trato de disciplina fiscal implantado por Merkel e Sarkozy não vai prejudicar o início de sua relação com a chanceler (primeira-ministra) alemã.

Leia também:  Dois de seis turistas esfaqueados morrem em balneário do Egito

Hollande deve nomear ainda nesta terça-feira o servidor civil Pierre-Rene Lemas como chefe de gabinete. O germanófilo Jean-Marc Ayrault, que tem fortes contatos em Berlim, pode ser nomeado primeiro-ministro depois disso.

Hollande vai viajar na quinta-feira aos Estados Unidos para cúpulas do G8 e da Otan.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.