Agora MT Mundo Itamaraty confirma que militar brasileiro que estava em comboio atacado na Síria...
MUNDO

Itamaraty confirma que militar brasileiro que estava em comboio atacado na Síria está vivo

Fonte: Agência Brasil
VIA

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou hoje (16) que o militar brasileiro que estava no comboio de observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) atingido ontem (15) por uma explosão no Norte da Síria sobreviveu. Detalhes sobre o estado de saúde dele são preservados, assim como o nome e a patente do militar.

O comboio de observadores estava na cidade de Khan Sheikhoun, localizada entre Idlib e Hama. O ataque ocorreu no momento em que havia uma multidão acompanhando um funeral na cidade. O choque matou pelo menos 20 pessoas, segundo dados preliminares.

A ONU informou que quatro de seus veículos formavam um comboio. Três deles foram atingidos por uma bomba instalada na estrada. O capitão de mar e guerra Alexandre Feitosa, brasileiro que está no Departamento de Missões de Paz da ONU, disse que todos os detalhes do ataque serão apurados.

Em menos de uma semana, esse foi o segundo ataque a um comboio da ONU. No dia 9, uma explosão perto de uma equipe de observadores, em Daraa, feriu soldados sírios que acompanhavam a delegação.

Há 14 meses, a Síria vive em clima de guerra. Opositores ao regime do presidente sírio, Bashar Al Assad, exigem sua saída, o fim das violações aos direitos humanos e mais liberdade de expressão. O governo Assad sofre pesadas sanções internacionais, mas os confrontos permanecem na região. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas morreram nesse período.

A ONU pretende enviar 300 observadores à Síria na tentativa de encerrar o impasse e abrir as negociações internas. O governo do Brasil contribuirá com mais 11 militares – quatro da Marinha, quatro do Exército e três da Aeronáutica. Oito já estão na Síria.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas