Reunião entre o prefeito e representantes do Movimento Negro. Foto da assessoria

A comunidade afrodescendente obteve uma importante conquista essa semana, com a proposta do prefeito Ananias Filho (PR) em desenvolver políticas especiais de saúde pública voltada para a população negra.

O Movimento Negro tem trabalhado em prol de conseguir ações voltadas para o combate incidência da anemia falciforme. A proposta do prefeito é colocar um núcleo da Secretaria de Saúde a serviço da comunidade afrodescendente no município.

A presidente do Movimento Negro de Rondonópolis, Elaine Lopes, explica que existem poucas informações a respeito da doença e por essa razão quase nada foi feito até o momento e com isso pode observar que há vários casos de pessoas com a doença. “Infelizmente até o momento ainda não existe um levantamento de pessoas com anemia falciforme e muito menos políticas de saúde”.

Leia também:  Grupo de debate pelo WhatsApp premia destaques de MT

Elaine reforçou que o apoio do prefeito é muito importante para os trabalhos do Movimento, que dará um salto no projeto que teve início com os agentes comunitários e deve se estender à toda população. “Com o núcleo teremos mais facilidade de desenvolver o projeto e buscar recursos junto a Ministério de Saúde e oferecer mais atenção às pessoas com a doença”, frisou a presidente do Movimento Negro que disse estar muito feliz com o apoio.

Atenção à saúde da população foi um dos temas discutidos durante a reunião de Ananias Filho com representantes do Movimento Negro. O grupo liderado pelos professores Flávio Nascimento e Valdivino Ferreira de Lima veio prestar homenagem a Ananias Filho, considerado o primeiro prefeito de origem afrodescendente de Rondonópolis.

Leia também:  Draft e Cerrado Fuzz apresentam Sr. Infame e Velhos Jovens no dia 22 no Draft American Pub

O Cursinho Pré-vestibular Gratuito Zumbi dos Palmares que foi criado pelo Movimento Negro e já garantiu a aprovação de centenas de pessoas em cursos técnicos e vestibular, além de concursos públicos também foi tema de discussão na reunião que aconteceu na tarde desta quinta-feira (24).

Matérias relacionadas

Agentes de saúde recebem orientações sobre anemia falciforme

Movimento Negro alerta sobre a anemia falciforme

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.