Agora MT Mundo No Haiti, morrem 630 mulheres para cada 100 mil crianças nascidas, diz...
MORTALIDADE

No Haiti, morrem 630 mulheres para cada 100 mil crianças nascidas, diz OMS

Fonte: Da redação com Agência Brasil
VIA

O Haiti, o país mais pobre das Américas, registra um dos piores índices mundiais de mortes de mulheres durante o parto ou devido a complicações na gestação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a cada 100 mil nascimentos, 630 mulheres morrem por complicações na gravidez ou em decorrência de problemas no parto.

Desde 2009, a OMS implementa no Haiti um programa em parceria com o governo na tentativa de melhorar o atendimento às gestantes. De acordo com dados divulgados ontem (01/05), quatro em cada cinco mulheres que usam o serviço público de saúde disseram estar satisfeitas com a assistência recebida.

Pelo estudo, no período de 2008 a 2012, 137 mil mulheres grávidas foram atendidas por meio da parceria entre a OMS e o governo do Haiti. O custo total desses atendimentos chegou a US$ 10 milhões. O programa de combate à AIDS doou ainda US$ 20 milhões para ampliar o atendimento às crianças com até cinco anos.

O atendimento à saúde pública no Haiti é um dos principais desafios do governo do presidente Michel Martelly. Martelly enfrenta ainda as dificuldades causadas pelo terremoto de janeiro de 2010, que destruiu parte do país e matou mais de 220 mil pessoas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas