Agora MT Variedades Palhaços pretendem contagiar crianças com rap infantil
VARIEDADES

Palhaços pretendem contagiar crianças com rap infantil

Após hiato de 12 anos, dupla quer regravar antigos hits em versão hip hop

Fonte: Da redação com G1
VIA

Imagem: atchimespirro 6 Palhaços pretendem contagiar crianças com rap infantil
Palhaços voltam em versão urbana e descolada Foto: Caio Kenji/G1

Sucesso nos anos 80, a dupla de palhaços Atchim e Espirro amargou um hiato de 12 anos na carreira. Na última semana, retomaram os trabalhos em um comercial viral de uma marca de remédios para a gripe. No clipe, o primeiro na trajetória musical dos dois, eles aparecem vestidos com um figurino típico de cantores de rap. A nova música de trabalho e tema da propaganda também dialoga com o universo hip hop.

Após o sucesso na web — em cinco dias o vídeo teve dois milhões de acessos na página do site YouTube — eles confirmam o retorno, e revelam que desejam promover o rap infantil. “A gente fez um rap que deu certo. Queremos manter essa linguagem e regravar os nossos antigos sucessos com uma batida hip hop”, revelam.

Ambos são novatos no universo do rap. Atchim e Espirro dão voz ao single “A volta”, composto por Rincón Sapiência e Fernandinho Beat Box, com arranjos e produção musical de Tejo Damasceno. A falta de intimidade com a vertente, entretanto, não é empecilho para se assumirem, de agora em diante, como palhaços rappers. Antes de gravarem o clipe, ouviram os CDs do Marcelo D2 para entender a batida e incorporar a atitude proposta por tal escola musical.

“Somos atores, e essa é a nossa nova postura. Com ela conseguimos atingir um público mais heterogêneo. Muita gente que não gosta de rap adorou o clipe e passou a se identificar com a melodia. Esse retorno é superpositivo e mostra que estamos no caminho certo”, comenta Atchim.

No toca discos de Carlos Alberto de Oliveira, que dá vida ao Espirro, há espaços para canções sertanejas de Tonico e Tinoco, além de modas de viola. Ele ainda se diz fã dos Bee Gees e de Michael Jackson. Atchim, personagem de Eduardo Reis, não manifesta nenhuma preferência musical, mas gosta do pop rock dos Paralamas do Sucesso e Skank. O rap é novidade na trilha sonora dos dois.

“Sempre achamos que era uma vertente politicamente engajada, música de protesto. Agora nossa intenção é mostrar que ele também pode ser alegre, descontraído. Estamos mudando a visão do rap.”

Espera

A reestreia, entretanto, foi o gancho que eles precisavam para ressuscitar a dupla. Carlos ainda manteve durante esses anos o personagem que o consagrou na televisão. Administra um espaço recreativo em shoppings na Zona Norte da capital paulista, onde se apresenta como o palhaço Espirro. Eduardo é dono de uma produtora de eventos e há mais de dez anos não pintava o rosto para interpretar Atchim.

A dupla se separou em 1989, após atritos entre eles. Voltaram em 1998 com um álbum de coletâneas, que rendeu mais dois anos na ativa. Desde então, desejavam retomar a carreira com estrutura de artista e empresário.

“Tínhamos a intenção de voltar a trabalhar juntos, mas precisávamos de uma proposta atraente, diferenciada. Tem muita gente que acha que nós paramos em 2000 por que um de nós morreu”, revela Atchim.

Após o sucesso do viral, eles pretendem gravar um novo CD e já começaram a idealizar um formato de shows que atraia o público adolescente. “Não vamos esquecer os pequenos, mas nunca conseguimos conquistar essa garotada de 10 a 13 anos. Agora que deu certo, a proposta é manter.”

Além de discos e shows, a dupla tem o sonho de voltar para a televisão. Querem resgatar a essência do palhaço de circo que cai, rola no chão e toma torta na cara para fazer rir. “Se tivermos propostas, adoraríamos apresentar um programa infantil com um formato diferente, resgatando o lado humorístico do palhaço, não apenas o nosso trabalho de intérprete. O que era feito pelos Trapalhões, e por nós também nos anos 80. Sinto que há uma carência disso”, explica Espirro.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas