Depois que a Secretaria de Saúde do Estado – SES / MT, divulgou o registro de três casos da gripe H1N1 em Cuiabá num período de 45 dias, a cidade de Rondonópolis reforça o pedido para que grupos prioritários tomem a dose. Até o dia 25 de maio, a campanha tem como meta vacinar 4.977 crianças, 16.077 idosos, 2.489 gestantes e 2.365 trabalhadores na área da saúde. Todas as 38 unidades do Programa de Saúde da Família – PSF oferecem a imunização.

A coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, Djanira Amaral Logrado, pede atenção especial às gestantes. Segundo ela, este grupo é mais vulnerável e a doença pode se agravar, se transformando em bronquite e até pneumonia.

Leia também:  Exportação aumenta mais de 30% durante o mês de abril em Rondonópolis

“Tendo em vista a proximidade com a capital do estado e o grande fluxo de pessoas de uma cidade para outra, peço às pessoas que fazem parte do grupo prioritário que procurem tomar a vacina o mais depressa possível. A doença pode ter consequências graves”, declara Djanira.

Sintomas

Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatado diarreia e vômitos. Estes sinais podem também ser causados por muitas outras doenças, e apenas a análise dos sintomas não pode diagnosticar a gripe suína, apenas exames laboratoriais.

Cuidados e procura médica

Quem está com sintomas da gripe suína deve ficar em casa, e, quando tossir ou assoar o nariz, cobrir a boca e o nariz com um lenço. Após descartar o lenço, deve lavar as mãos cuidadosamente. Consultas médicas devem ser marcadas o mais rápido possível por quem apresenta sintomas, principalmente se a pessoa esteve recentemente em alguma área de risco, ou após contato com alguém que esteve.

Leia também:  Luverdense perde do Inter com gol polêmico no final
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.