Prevenir casos raiva esse é o objetivo da vacinação Antirrábica animal que acontece neste sábado (19), das 7h às 17h, em todo o Estado. Em Rondonópolis serão 51 postos de vacinação.

Escolas, salões comunitários, postos de saúde servirão como pontos de apoio para imunização de cães e gatos, a meta é vacinar aproximadamente 24 mil animais em Rondonópolis, no Estado a expectativa é imunizar 629.718 animais, sendo 516.276 cães e 113.442 gatos.

Com o slogan “Não deixe a bola cair, vacine seu cão e gato!”, a campanha é desenvolvida pelo Ministério da Saúde com apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e teve inicio no dia 02 de abril com atendimento de porta em porta na zona rural.

Leia também:  Santa Casa Rondonópolis realiza ações do Abril Verde

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, Edgar Prates, explicou que é muito importante a vacinação dos animais domésticos, pois além da raiva não ter cura pode ser transmitida de cães e gatos para as pessoas. “Apesar do último caso de raiva em Rondonópolis ter sido registrado em 2.003, não significa que a doença tenha sido erradicada, pois o morcego (vetor da doença) pode facilmente contagiar os animais domésticos”.

Edgar informou que apenas os bairros Vila Paulista e Alfredo de Castro não receberão unidades de vacinação, contudo na próxima semana haverá atendimento de porta em porta nos bairros.

A campanha continua até o dia 31 de maio, as pessoas que não conseguiram vacinar os cães e gatos neste sábado devem procurar o CCZ para imunizar o animal.

Leia também:  Nova etapa da Operação 'Bairro Seguro' conta com apoio do Exército
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.