Pit Stop na no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Fernando Correia da Costa em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. Foto Varlei Cordova/AGORA MT

O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (31) um Pit Stop no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Fernando Correia da Costa. A ação é em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco.

A enfermeira Camila Aoki Reinas observou que infelizmente ainda é muito grande o número de pessoas dependentes do cigarro, em Rondonópolis é estimado que cerca de 30 mil pessoas sejam dependentes do tabaco.

Aoki relatou que normalmente o uso de cigarro inicia pelo exemplo na família ou por influencia de amigos e pelo menos 80% das pessoas se tornam dependentes do tabaco.

Os casos morte por doenças ligadas ao cigarro, como a neoplasia, têm crescido a cada ano, em 2.010 foram 31 óbitos e o índice subiu para 35 casos no ano seguinte. Este ano já foram registras 15 mortes por neoplasia.

Leia também:  Focos de incêndio aumentam e bombeiros solicitam reforço em Rondonópolis

Camila disse que o tabagismo é um vício assim como a dependência de álcool ou química, mas que é possível parar de fumar e o ingrediente principal e a vontade da pessoa, mas que o Secretaria dispõe de programas com “Deixando de Fumar”, onde a pessoa recebe acompanhamento de profissionais como psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.