O segundo turno das eleições presidenciais da França, marcado para domingo (6), ocorre um dia antes no Brasil. Os cerca de 15 mil franceses que moram em cidades brasileiras poderão votar hoje (05/05), das 8h às 18h, nos consulados em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro. Os eleitores escolherão entre o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que tenta a reeleição, e o socialista François Hollande.

Na França, o voto não é obrigatório, mas cerca de 40 milhões de pessoas se inscreveram para escolher o presidente da República. Em 22 de abril, no primeiro turno, apenas 28,3% dos eleitores franceses cadastrados no Brasil votaram, um total de 4.217 pessoas. Os eleitores devem levar apenas a identidade francesa para votar.

Leia também:  Americano tira selfie da namorada dormindo com outro e viraliza nas redes sociais

A disputa eleitoral na França polarizou os eleitores entre os conservadores, que tendem a votar em Sarkozy, e os mais liberais, que deverão apoiar Hollande. No promeiro turno, o socialista saiu na frente com 28,6%, enquanto Sarkozy obteve 27,06% de votos.

Estão em discussão questões como o aumento do desemprego no país, as consequências da crise econômica mundial, o aumento do rigor no tratamento dispensado aos imigrantes, principalmente os muçulmamos, e um plano de contenção de gastos para a França.

A expectativa é que a apuração dos votos na França comece a partir das 20h de Paris (15h de Brasília). O vitorioso deve tomar posse no próximo dia 14. Em seguida, ocorrem as eleições legislativas francesas – em duas etapas: 10 e 17 de junho.

Leia também:  Motorista em alta velocidade atropela vários pedestres em Nova York
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.