Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O setor de eletrodomésticos foi o que apresentou o maior crescimento nas vendas em abril deste ano, com relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do Comparativo de Vendas, realizado pelo Instituto de Pesquisa ACIR (IPA) sobre o mês de abril. O aumento no período foi de 26% a 28%. Já no comparativo de abril e março deste ano, o segmento apresentou redução de 9% a 11% nas vendas.

Na pesquisa do período anual, outros três segmentos obtiveram aumento em suas vendas – supermercado (6% a 8%), materiais para construção (5% a 7%) e lojas de brinquedos (10 a 12%).

Dos oito setores pesquisados, quatro apresentaram redução considerável neste mesmo período, o de vestuário e de móveis planejados (6% a 8% ambos), e a venda de carros novos e usados (9% a 11% ambos).

Leia também:  Bombeiros registram quase 400 casos de incêndios em Rondonópolis

Em contraponto, na pesquisa mensal, com a análise das vendas de abril e março deste ano, seis segmentos obtiveram aumento em suas vendas, o que indica aquecimento do comércio em vários setores. No setor de móveis planejados houve aumento de 15% a 17% e no de vestuário 10% a 12%.

Os demais segmentos que também tiveram aumento em abril, com relação a março, foram o de carros novos (0,5% a 2%), carros usados (4% a 6%), materiais para construção (1% a 3%) e lojas de brinquedos (2% a 4%).

De acordo com o coordenador do IPA, Arapoty Watanabe, o resultado local não segue necessariamente os índices nacionais, pois cada estado ou região sofre influências econômicas distintas. “Em nossa região, por exemplo, temos influência das safras que geram aumento ou redução de consumo no mercado local”, cita.

Leia também:  Exportação cai 65% em julho em Rondonópolis

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.