O inverno teve início essa semana e é como comum nessa época que as pessoas sintam mais fome, já que o corpo precisa manter a temperatura e a gordura serve como isolante térmico. Com a mudança do clima também vem às doenças típicas da época que podem ser evitadas com uma alimentação saudável.

A nutricionista de Rondonópolis, Regina de Carvalho Braga, explicou que há vários alimentos que previnem as doenças que vem com o frio. Uma alimentação balanceada com frutas ricas em vitaminas e minerais melhora a imunidade.

“As frutas que contém vitamina C como o abacaxi, maracujá, acerola, limão e o morango, ajudam a fortalecer o organismo contra gripes e resfriados. Não podemos se esquecer de que as frutas da época contêm mais vitamina C, como é o caso do morango. Chá com gengibre é ótimo para prevenir doenças respiratórias, além de ser antioxidante”, diz.

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A nutricionista afirmou que pessoas magras, normalmente, sentem mais frio e precisam comer mais que as pessoas que estão acima do peso. De acordo com ela os alimentos ideais para o inverno são os carboidratos que se transformam em energia rapidamente.

“Deve-se evitar o excesso para não acabar o inverno com alguns quilos a mais, pois o nosso frio matogrossense não demanda muitas calorias. Então a sugestão são as sopas, os caldos com pouca gordura”, conta.

Regina comentou que as sopas devem ter bastante tempero para ficar bem saborosa e combinar no mínimo três vegetais para que ela fique nutritiva. “As canjas, derivados de milho (angu, quirera), quibebe de carne com vegetais ou com mandioca e risoto também aquecem bastante. Outra sugestão é a sopa de lentilha muito gostosa e rica em fibras”, alega.

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