Nigerianos tentam apagar incêndio em local onde ocorreu acidente aéreo, na cidade de Lagos Foto: Akintunde Akinleye / REUTERS

Não houve sobreviventes entre as mais de 150 pessoas que estavam a bordo do avião nigeriano que se chocou contra um prédio neste domingo (03/06) na cidade de Lagos, disseram autoridades locais.

O diretor do serviço de aviação civil do país, Harold Demuren, afirmou à agência AFP que todos os ocupantes da aeronave estão mortos.

Um oficial da agência nacional de gerenciamento de emergências da Nigéria também confirmou a informação à agência Reuters.

Autoridades locais disseram ainda que o acidente envolveu uma aeronave da companhia Dana, que fazia a rota entre a capital do país, Abuja, e Lagos.

“Era um avião da companhia Dana que vinha da capital, Abuja, para Lagos com 153 passageiros a bordo”, disse Demuren. O site da Dana informa que a companhia opera um Boeing MD-83 em viagens na região do acidente.

Leia também:  Confrontos entre grupos Islâmicos e forças do regime de Damasco deixa 150 mortos na Síria

Segundo o porta-voz da Polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes. Moradores da área disseram que ouviram um forte barulho e viram fumaça. Em seguida, caminhões de bombeiros e ambulâncias começaram a passar em alta velocidade rumo ao local do acidente.

“Nós ouvimos uma grande explosão, e inicialmente pensamos que fosse um botijão de gás”, disse Timothy Akinyela (50) um jornalista local que estava assistindo a um jogo de futebol com amigos num bar próximo do local do acidente. “Depois, houve diversas explosões e todo mundo saiu correndo. Foi assustador. Houve confusão e gritaria”, continuou Akinyela.

Leia também:  Turista brasileiro morre durante protesto de taxistas em Santiago

Moradores locais ouvidos pela AFP disseram que o avião, que voava em baixa altitude e fazendo um barulho ensurdecedor, bateu contra um prédio de dois andares. A aeronave “voou muito baixo durante cinco minutos, com um ruído infernal, e atingiu uma área residencial”, disse uma testemunha. Outros habitantes contaram que o avião caiu com a parte dianteira voltada para baixo. Em seguida, diversas casas, prédios e veículos pegaram fogo.

“Posso confirmar que um de nossos aviões caiu hoje na periferia de Lagos”, disse à AFP um porta-voz da Dana Air, Tony Usidamen. “Perdemos o contato com o avião. Vamos publicar um comunicado”, continuou.

Trata-se do segundo acidente de um avião nigeriano em menos de 24 horas. No sábado (02/06), uma aeronave de carga da Allied Air saiu da pista ao tentar aterrissar em Acra (Gana) e se chocou contra um ônibus, causando dez mortes.

Leia também:  Vírus da zika pode matar células de tumor cerebral

Desde 1992, quando um avião militar nigeriano caiu perto de Lagos, causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis catástrofes aéreas que deixaram entre 100 e 150 mortos. Entre outubro de 2005 e outubro de 2006, caíram no país três aeronaves que faziam voos domésticos, provocando a morte de ao menos 320 pessoas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.