Secretário de meio ambiente afirma que o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente é comemorado a 40 anos Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e mais cinco parceiros realizam nesta terça-feira (05/06) na Praça Brasil, no centro de Rondonópolis, um evento que comemora o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. Cada parceiro, como o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR), Grupo de Escoteiros Gaditas Scout, Defesa Civil, projeto Kobra Recicla Rondonópolis e Corpo de Bombeiros, promovem exposição para a população.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Luis Divino Gorbis G. de Araújo, o pensamento de hoje é voltado para um dia de reflexão. “Principalmente do modelo produtivo adotado no país que é a concentração de renda e que demonstra o pouco compromisso com a área ambiental”.

Leia também:  BR-364 é interditada entre Rondonópolis e Cuiabá nesta terça

No evento está previsto distribuição de sementes da Crotalária,  apresentação do grupo de mímica da UFMT com a peça “O uso correto dos recursos naturais”, exposição de equipamentos de infraestrutura e orientações de combate a queimada pelo Corpo de Bombeiros, teatro de fantoches com a peça “A importância da reciclagem” e Sarau Artístico do Projeto Kobra e exposições de objetos recicláveis e de material de educação ambiental.

Gaditas Scout conta com 35 escoteiros formados e 120 pessoas que estão na fila para entrar no grupo Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

O Grupo de Escoteiros Gaditas Scout, por exemplo, está com exposição de trabalhos realizado pelos escoteiros como hortas feitas de garrafas PET e fogão ecológico confeccionado com motor de geladeira ou lata de óleo. Segundo o chefe do grupo, Henriques de Carvalho a importância de participar do Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente é por causa da conscientização do público em geral. “Hoje em dia o que está destruindo o nosso mundo é a garrafa PET. Então ao invés de jogar as garrafas em rios e córregos se pode usar para fabricar coisas como as hortas e brinquedos”.

Leia também:  Ecopontos viram lixões e moradores reclamam do descaso no Sagrada Família
Defesa Civil participa do envento com exposição de materiais pedagógicos Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

Já a Defesa Civil apresenta exposição de materiais pedagógicos. De acordo com o coordenador municipal do órgão em Rondonópolis, Messias Cardoso, o que a entidade procura mostrar são materiais da Defesa Civil voltados ao meio ambiente, como cartilhas, revistas e panfletos. Um exemplo é a cartilha “lixo no lixo”, onde Messias conta que serve para orientar crianças sobre questões que abrangem vários temas da área ambiental. “A importância de participar desse evento é dado ao fato da Defesa Civil trabalhar diretamente com as questões ambientais. No nosso trabalho atuamos por meio de parcerias, como trabalho junto com a Prefeitura”, afirma Messias Cardoso.

A comemoração do Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente vai até às 16h desta segunda-feira (05/06).

Leia também:  Juiz Pós-doutor de Rondonópolis publica Livro de Direito Ambiental
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.