Entidades ligadas à defesa dos direitos das Pessoas com Deficiências de Rondonópolis se reuniram na manhã desta sexta-feira (15) para discutir diretrizes e escolher os conselheiros que participarão da Conferência Estadual.  Neste 1º Fórum Municipal Deliberativo dos Direitos das Pessoas com Deficiências de Rondonópolis estão sendo discutidos temas como a instituição do Conselho Municipal, bem como a eleição de delegados e suplentes para a representação do município na Conferência Estadual realizada em Cuiabá, nos dias 26 e 27 de julho.

O evento também está debatendo assuntos como o amplo e democrático tema central, assim como a elaboração de propostas de melhorias e garantia dos direitos das pessoas com deficiências na cidade. Dos encontros realizados nos municípios vão surgir propostas para a Conferência Estadual e, posteriormente, a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília, em dezembro de 2.012.

Leia também:  Inscrições para a 3ª Feciti encerram-se na próxima segunda-feira (31)

Para o prefeito Ananias Filho o Fórum não é uma iniciativa do Poder Público e sim da sociedade como um todo. “A deficiência não é só aquilo que enxergamos, por este motivo devemos, em todo momento, proporcionar meios para que todos possam se locomover. Espero que medidas como este Fórum não fique só no papel, que projetos sejam executados e propostas sejam colocadas em prática”, afirma.

Ananias Filho afirma ainda que a pior deficiência é a falta de consciência. “O que temos que combater em primeiro lugar é a falta de consciência da população. E para isso precisamos de políticas públicas que atendam esta classe e que realmente sejam implementadas para que haja uma cidade pronta para se viver”, conclui.

Leia também:  Campanha "Agosto Lílas" lança ação de combate à violência doméstica

A Secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, explica que o conselho havia sido criado, mas que nenhum evento teria sido realizado até o momento. “Este fórum vai servir para traçarmos metas para a Conferência Estadual, como a discussão de propostas e escolha dos conselheiros. É importante continuarmos trabalhando políticas públicas voltadas para os direitos dos cidadãos, a assistência social e a acessibilidade, que nada mais é do que o direito de ir e vir”, relata.

Esteve presente no evento o prefeito Ananias Filho; os vereadores Cido Silva e Adonias Fernandes; representante do Ministério Público Estadual e presidente do Fórum, Ari Madeira Costa; Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiências, Juarez de Almeida; o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiro, Vanderlei Bonoto Cante; a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais; o presidente da Associação dos Deficientes de Rondonópolis, Deusdete Antonio de Miranda, e; Diretora do Centro Integrado de Ensino, Iracema Dinardi de Peixoto.

Leia também:  Atacadão deve reinaugurar nos próximos dias em Rondonópolis

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.