O Ministério do Meio Ambiente divulgou uma pesquisa hoje (06/06), onde revela que cerca de 13% dos brasileiros dizem ter preocupação com o meio ambiente. O percentual é mais do que o dobro do registrado há seis anos (6%).

De acordo com o levantamento, o meio ambiente aparece em sexto lugar na lista de preocupações dos brasileiros e fica atrás de saúde/hospitais (81%), violência/criminalidade (65%), desemprego (34%), educação (32%) e políticos (23%). Situação contrária há seis anos, onde o meio ambiente aparecia na 12ª colocação, à frente apenas de reforma agrária e dívida externa. Em 1992, ano da primeira pesquisa, o tema era sequer citado.

“Isso é resultado de um maior acesso à informação. Mas o meio ambiente também é visto como problema, e não como uma oportunidade”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Leia também:  Fotógrafa em tratamento dos rins morre ao receber anestesia na veia

O desmatamento de florestas (neste ano, com 67%) é ainda o principal problema ambiental citado pelos brasileiros, desde a primeira pesquisa. Outros principais problemas são a poluição de rios e lagoas (47%), a poluição do ar (36%), o aumento do volume do lixo (28%), o desperdício de água (10%), a camada de ozônio (9%) e mudanças do clima (6%).

Também são citados como problemas: extinção de animais/plantas (6%), falta de saneamento (3%), poluição por fertilizantes (3%), consumo exagerado de sacolas plásticas (3%) e falta de conscientização ambiental da população (2%).

No entanto, a pesquisa mostrou que cerca de 28% das pessoas dizem que o meio ambiente brasileiro é motivo de orgulho, à frente do desenvolvimento econômico (22%), das características da população (20%), do pacifismo (13%), da cultura (6%) e da qualidade de vida (1%).

Leia também:  Elevador de hotel luxuoso no RJ despenca e deixa turistas feridos
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.