A pobreza e a baixa escolaridade das famílias são algumas das principais causas do trabalho infantil no Brasil, segundo a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa Oliveira. Atualmente no país há mais de 4 milhões de crianças e adolescentes que trabalham. Na faixa dos 5 a 14 anos, em que a legislação brasileira proíbe qualquer forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.
“O trabalho infantil reproduz a situação de pobreza e baixa escolaridade na qual os pais dessas crianças estão inseridos”, destaca a secretária executiva, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado nesta segunda-feira (12/06).
Para ela, entre os fatores para que as crianças permaneçam no trabalho está o fato de as famílias não considerarem a escola como uma alternativa. “Principalmente na área rural, há uma grande precariedade educacional, acrescida da precariedade no transporte para que essas crianças cheguem à escola”, lembrou ela.
Segundo o coordenador da organização não governamental (ONG) Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, além da situação de pobreza e de baixa escolaridade, a questão cultural contribui para os índices de trabalho infantil no país. “Esse processo já foi quase que institucionalizado em algumas famílias por causa de uma suposta tradição de formação e caráter que está associada ao trabalho infantil.”
De acordo com Sakamoto, alguns pais acreditam que, pelo fato de eles terem trabalhado e isso ter ajudado na formação do caráter, os filhos têm que passar pela mesma situação. Para o coordenador, as famílias não devem ser culpadas pelo fato de as crianças estarem no trabalho. Segundo ele, o Estado é o responsável por fiscalizar e dar condições para que os pais não permitam o trabalho infantil.
“Por mais que a família esteja reproduzindo esse discurso, a culpa não é dela. A culpa é do Estado que não fiscaliza e não dá meios para que essas crianças e essas famílias possam não contar com o trabalho de seus filhos. A culpa não é de quem está tentando sobreviver e que não entende que isso é errado.”
De acordo com o coordenador da ONG, o Estado deve garantir às famílias alternativas de oportunidades como estudo, lazer, esporte e cultura.