Foto Marcos Vergueiro/Secom-MT

Quem ainda não conhece Poconé terá a oportunidade de participar neste final de semana de duas festas tradicionais no município, quando acontecem a Cavalhada e a Festa do Glorioso São Benedito. As festividades tiveram início no dia 29 de maio com a novena dedicada ao Santo e no dia 8, acontecerá, a partir das 17h30, o levantamento do Mastro e, no dia 10, será a vez da Cavalhada, no Clube Cidade Rosa.

A Cavalhada envolve a comunidade desde os preparativos até sua realização, que culmina na encenação da luta entre os Mouros e Cristãos. Data-se a sua realização em Mato Grosso a partir de 1769, em comemoração à chegada de Luiz Pinto de Souza Coutinho, capitão general e terceiro governador da Capital de Mato Grosso.

Leia também:  Cuiabá será sede do 1º Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno

A batalha conta com personagens como a Rainha, o Cavalheiro Cristãos e Mouros, Pajens, Encapuzados, Caixeiro, Máscaras, Guardas do castelo, Auxiliares de pista, Narradores e Locutores. Compõem a cena os castelos, suportes das provas, argolas, arcos, bastões, bandeiras, Judas e fogos de artifício. São usadas também espadas, lanças e revólveres com munição de festim.

A programação continua no dia 12, a partir das 6h, com missa,  chá com bolo na Casa das Festas e a visita das Bandeiras. No dia 14, será a vez da diplomação da Rainha e Cavalheiros de São Benedito e o baile na Casa das Festas. No dia 15, acontece o Leilão de Prendas no Haras Santa Rita. Dia 16, será a vez da reunião anual da Irmandade do Glorioso São Benedito no Centro Social Beneditino; também acontece o almoço de confraternização para os membros da Irmandade de São Benedito, na Casa das Festas. No período noturno, ocorre a iluminação do Arco do Glorioso São Benedito no adro da Igreja Matriz, com a Dança dos Mascarados e show pirotécnico, seguido de show popular. Encerrando as atividades, no dia 17, a comunidade realiza a Procissão dos Anjos e Missa Solene, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, com a apresentação dos próximos festeiros.

Leia também:  IPVA| inadimplentes de 2017 podem dividir os débitos em até três vezes

O evento conta com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso,  através de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e Grupo dos Mascarados de Poconé

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.