Reunião do GTI para discutir discutir a implantação do PSE. Foto Varlei Cordova/AGORA MT

A implantação do Programa de Saúde na Escola (PSE) foi o foco da discussão do Grupo de Trabalho Interno (GTI) que trada do desenvolvimento do projeto no município. A previsão de implantação do programa é para o dia 15 de junho

O PSE consiste na parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação para desenvolver atividades como palestras sobre qualidade de vida, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e também para realizar triagem dos estudantes em relação a doenças como hipertensão e diabetes.

A técnica responsável pelo PSE, Camila Naiara, argumentou que até março de 2.013 o objetivo é atender pelo menos 19 mil estudantes, da rede estadual e municipal de ensino e tentar diagnosticar distúrbios que eram acometidos em adultos e conter o aumento de casos nos jovens e tratar a doença ainda no início.

Leia também:  'Mutirão de Negociação Fiscal' é realizado em Rondonópolis

E nos casos em que for constada alguma alteração as secretarias irão providenciar acompanhamento médico e ser for necessário a intervenção junto a família, com orientação de nutricional ou de algum outro profissional da saúde.

“Infelizmente temos registrados casos de crianças de oito anos que já são hipertensas, resultado de má alimentação e falta de orientação, e o PSE tem o objetivo de reverter esse quadro”, frisou Camilia.

E agora o programa está em fase da capacitação dos profissionais da saúde e educação para desenvolver o projeto que será aplicado em todas as escolas públicas do município. O PSE tem previsão de início para o dia 15 de junho.

O professor mestre em enfermagem, Aristides J. Silva Junior, disse que esse tido de programa é essencial, pois os jovens tem mais facilidade de adquirir hábitos e com o PSE será tratado temas como alimentação saudável, respeito ao próximo e qualidade de vida para tentar conscientizar os jovens para a importância de se cuidar.

Leia também:  Acidentes na BR-163 registra queda de 20% em Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.