A Secretaria de Saúde apresentou um balanço da quantidade de vítimas de violência sexual que são acompanhadas no município, nos cinco primeiros meses deste ano já foram registrados 99 casos.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentim Chaves, disse que dos 99 casos de violência sexual registrados, 60 vítimas são crianças e adolescentes e 39 mulheres, contudo a quantidade é maior, pois nem todas as procuram acompanhamento médico.

Mariúva relatou que ao passar pelo Pronto Atendimento e pelo Centro de Apoio Integral de Saúde da Mulher (CAISM) as vítimas recebem exames para diagnosticar a possível contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e algum outro dano que possa ter sofrido, além de acompanhamento com psicólogo e assistente social. “Esse número é preocupante e com certeza é bem maior, pois infelizmente nem todas as pessoas procuram atendimento médico”.

Leia também:  Rondonópolis participa de ato contra reformas trabalhista e previdenciária nesta sexta-feira (30)

As vítimas também são encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exame e orientadas a registrar denuncia na delegacia de polícia.

Alteração na pena

Foi aprovado, nesta quarta-feira (27), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado o projeto de lei que amplia a punição pela exploração sexual de crianças e adolescentes.

A proposição altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer pena de reclusão de seis a 12 anos para quem submeter menores a prostituição ou explorá-los sexualmente. Hoje, essa punição vai de quatro a 10 anos. A pena ampliada também será aplicada a quem facilitar ou estimular essas práticas pela internet.

Se não houver recurso para a votação em Plenário a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.

Leia também:  ACIR pede providências para retomada da sincronização dos semáforos

Alguns casos de violência ocorridos em Rondonópolis

Menor é estuprada por dois rapazes

PM prende suspeito de tentativa de estupro no bairro Jardim Tropical

PM prende suspeito de tentativa de estupro e roubo

Garota de 7 anos é estuprada na região do Café

Jovem é estuprada enquanto se dirigia para festa

Tarado que “cantou” garotinha é preso pela PM

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.