Os técnicos do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde vão receber, nos dias 04 e 05 de junho, treinamento do manejo clínico da amamentação para trabalhar no Banco de Leite do Município. O treinamento será dado por dois profissionais: um da rede do Banco de Leite Humano do Centro-Oeste (Miriam Santos) e outro do Banco de Leite Humano de Mato Grosso (Janaína Amabil).

O prefeito Ananias Martins de Souza Filho, conta que em 17 de maio a administração assinou um cheque no valor de R$85 mil, montante que vai garantir a reforma do espaço que vai abrigar o Banco de Leite Humano de Rondonópolis.

Segundo o prefeito, a iniciativa vai garantir uma alimentação ideal e nutritiva para as crianças recém-nascidas internadas nos 15 leitos da UTI Neonatal e outros cinco disponíveis para a observação.

Leia também:  Colhendo bons frutos | Encerramento do Projeto Samuzinho 2017

O líder do Governo na Câmara, vereador Lourisvaldo Oliveira (PMDB), o Fulô foi o principal incentivador da instalação do banco e o parlamentar que mais trabalhou para que a instituição se tornasse uma realidade.

“Consegui, junto a Secretaria Estadual de Saúde, a cessão de uma pediatra e uma bioquímica para trabalhar na unidade, cobrei do secretário Pedro Henry a liberação das profissionais durante visita a capital, reforcei por diversas vezes a importância do Banco de Leite e finalmente este benefício se tornou uma realidade”, diz Fulô.

A coordenadora Mariúva Valentim Chaves destaca que o Banco de Leite é um sonho antigo da cidade de Rondonópolis. “Iremos atender todos os municípios da região sul, e isso vai contribuir para a alimentação saudável dos bebês internados”.

Leia também:  Detran Rondonópolis atende de forma reduzida motoristas com CNH próximo ao vencimento

ATENDIMENTO

O vereador Fulô esclarece que o local vai contar com sala de recepção, consultório médico, higienização, paramentação (vestimenta adequada), coleta, lavagem, processamento e estocagem e controle de qualidade. O Banco de Leite vai ser cadastrado e integrado a Rede Nacional de BLH – FioCruz do Ministério da Saúde. A previsão para a conclusão da reforma é no fim de agosto.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.